ESPAÇO GEOGRÁFICO, LUGAR E PAISAGEM: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE SABERES NA APAE DE BRUSQUE/SC

Autores

  • Vanderleia Gemelli Instituto Federal Catarinense - Campus Brusque

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v13i3.23355
Agências de fomento

Palavras-chave:

Espaço Vivido, Conceitos Geográficos, Transformação Espaciais.

Resumo

O presente artigo busca elucidar alguns aspectos relacionados ao curso “O espaço geográfico em transformação: espaço vivido e as práticas espaciais – contribuições para a inserção social”, oferecido aos usuários do projeto Serviço Profissionalizante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque/SC. O objetivo central do curso desenvolvido foi de proporcionar aos envolvidos condições para agirem enquanto cidadãos ativos e transformadores de sua realidade, através do conhecimento acerca do espaço geográfico em que estão inseridos, contribuindo também para a melhora cognitiva para o mercado de trabalho. Para tanto utilizou-se como metodologia a construção coletiva dos conceitos de espaço geográfico, lugar e paisagem, a partir do espaço vivido de cada aluno, partindo para outras escalas de análise, através do uso de imagens, documentários e aula de campo. As estratégias utilizadas possibilitaram aos alunos correlacionar os diferentes espaços por eles vividos, entendendo-se enquanto agentes que criam e transformam esses espaços de vivência, proporcionando assim contribuições para a sua emancipação, inserção social e profissional e exercício da cidadania.

Biografia do Autor

Vanderleia Gemelli, Instituto Federal Catarinense - Campus Brusque

Professora de Geografia do Ensino Básico Técnico e Tecnológico

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Publicado

30-09-2020

Como Citar

GEMELLI, V. ESPAÇO GEOGRÁFICO, LUGAR E PAISAGEM: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE SABERES NA APAE DE BRUSQUE/SC. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 3, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i3.23355. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/23355. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos