A AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA SUA PRÁTICA NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE NAMIALO, PROVÍNCIA DE NAMPULA / MOÇAMBIQUE

Autores

  • João Ernesto NTUMUA Mestre em Ensino de Geografia pela Universidade Rovuma, Nampula / Moçambique; Professor de Geografia na Escola Secundária de Namialo
  • Eduardo Jaime BATA Eduardo Jaime BATA Eduardo Jaime BATA Doutor em Geografia pelo IESA/UFG, Goiânia / Brasil; Professor Auxiliar da Faculdade de Geociências, Universidade Rovuma, Nampula / Moçambique
  • Vandervilson Alves Carneiro Doutor em Geografia pelo IESA / UFG, Goiânia / Brasil; Professor do Mestrado em Geografia, Universidade Estadual de Goiás, Cidade de Goiás / Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v13i3.23975
Agências de fomento
não

Palavras-chave:

Aula de campo. Geografia Escolar. Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Desde o desenvolvimento da geografia como ciência e disciplina escolar, a aula de campo tornou-se uma das práticas metodológicas bastante utilizadas pelos professores, não só como forma de consolidar a teoria, trabalhada em livros didáticos na sala de aula, mas também de aguçar o olhar e o pensamento crítico dos alunos. Neste artigo, buscamos analisar as práticas de aula de campo, enquanto estratégia metodológica no ensino de geografia na Escola Secundária de Namialo, partindo da experiência realizada  com os alunos da 11ª classe. A perspectiva teórico assenta-se no materialismo histórico, enquanto postura filosófica e na dialética como método de análise e baseado na abordagem qualitativa. A pesquisa envolveu 36 pessoas, dos quais 30 alunos, 5 professores e 1 Diretor Adjunto Pedagógico (DAP). Com base, na pesquisa bibliográfica e no trabalho de campo realizado na Vila de Namialo, associado à experiência acumulada ao longo de uma década de trabalho docente, é possível assinalar a articulação entre os aspectos teóricos e a realidade a ser observada no campo como parte de um único processo. Com efeito, o estudo comprovou que o ensino da geografia esteve e está diretamente vinculado à utilização de metodologias, ou seja, caminhos que ajudem os alunos a adquirir experiências e conhecimentos acerca do mundo em que vivem. Por isso, a aula de campo constitui, na verdade, uma estratégia metodológica útil à teoria e prática de ensino de geografia, pois permite, dentre outros aspectos, a construção de habilidades, atitudes e valores, assim como a ancoragem entre a teoria e a prática no ambiente escolar, base para o ensino de geografia.

Biografia do Autor

João Ernesto NTUMUA, Mestre em Ensino de Geografia pela Universidade Rovuma, Nampula / Moçambique; Professor de Geografia na Escola Secundária de Namialo

Mestre em Ensino de Geografia pela Universidade Rovuma, Nampula / Moçambique; Professor de Geografia na Escola Secundária de Namialo

Eduardo Jaime BATA Eduardo Jaime BATA Eduardo Jaime BATA, Doutor em Geografia pelo IESA/UFG, Goiânia / Brasil; Professor Auxiliar da Faculdade de Geociências, Universidade Rovuma, Nampula / Moçambique

Doutor em Geografia pelo IESA/UFG, Goiânia / Brasil; Professor Auxiliar da Faculdade de Geociências, Universidade Rovuma, Nampula / Moçambique

Vandervilson Alves Carneiro, Doutor em Geografia pelo IESA / UFG, Goiânia / Brasil; Professor do Mestrado em Geografia, Universidade Estadual de Goiás, Cidade de Goiás / Brasil

Doutor em Geografia pelo IESA/ UFG, Goiânia / Brasil; Professor do Mestrado em Geografia, Universidade Estadual de Goiás, Cidade de Goiás / Brasil

Downloads

Publicado

30-09-2020

Como Citar

NTUMUA, J. E.; EDUARDO JAIME BATA, E. J. B. E. J. B.; CARNEIRO, V. A. A AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA SUA PRÁTICA NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE NAMIALO, PROVÍNCIA DE NAMPULA / MOÇAMBIQUE. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 3, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i3.23975. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/23975. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos