EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ENFOQUE NAS RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA E INTERAÇÕES PRESENTES NA NATUREZA E SOCIEDADE

Autores

  • Felipe Luiz Lima Paulo
  • Ubiratan Gomes Carvalho Sá
  • Niédja Maria Galvão Araújo Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v2i1.3201

Resumo

A busca sem controle pelo lucro no modelo de produção e consumo capitalista é considerada o principal fator de degradação ambiental em todo o planeta. Como conseqüência, pode se observar a grande produção de lixo que causa externalidades negativas, poluindo o ecossistema. Dessa forma, faz-se necessário o homem ter a percepção de que é indispensável uma mudança na forma de interagir com a natureza mediante a inteligência de que há uma interdependência entre a sociedade e o meio ambiente. Diante do exposto, por meio da educação ambiental, como promover uma mudança na interação entre a relação de interdependência da sociedade e o meio ambiente com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável? Para tanto, foram realizadas análises bibliográficas no processo de urbanização na cidade do Recife, vislumbrando as áreas de impacto por meio de levantamento de campo, análise hidrológica, uso do solo, urbanização, zona de impacto e estética de paisagem sustentável. Ao final, observa-se que a educação ambiental deve ser introduzida como uma estratégia fundamental para a promoção da sustentabilidade, devendo atingir uma mudança de valores, incentivando a sociedade a buscar soluções locais para os problemas ambientais identificados.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

05-03-2010

Como Citar

PAULO, F. L. L.; CARVALHO SÁ, U. G.; ARAÚJO OLIVEIRA, N. M. G. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ENFOQUE NAS RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA E INTERAÇÕES PRESENTES NA NATUREZA E SOCIEDADE. Geografia em Questão, [S. l.], v. 2, n. 1, 2010. DOI: 10.48075/geoq.v2i1.3201. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/3201. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos