O PROCESSO DE OCUPAÇÃO DO ESPAÇO AO LONGO DA BR-163: UMA LEITURA A PARTIR DO PLANEJAMENTO REGIONAL ESTRATÉGICO DA AMAZÔNIA DURANTE O GOVERNO MILITAR

Autores

  • Eduardo Margarit

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v6i1.6634
Agências de fomento
CAPES

Resumo

A rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém) foi construída na década de 1970 no coração da Amazônia brasileira com o objetivo de integrar o território nacional e ocupar um espaço considerado como “vazio demográfico” pelo Estado. Para tanto, inúmeros projetos de colonização foram desenvolvidos ao longo da rodovia, atraindo milhares de migrantes vindos, principalmente da Região Sul do país. Com isso, houve uma intensa re-organização do espaço ao longo da rodovia, com a substituição da mata e populações tradicionais por atividades agrícolas e o surgimento de diversos núcleos urbanos. O objetivo deste artigo é analisar o processo de ocupação ao longo da BR-163 sob o aspecto de um planejamento regional estratégico da Amazônia realizado durante o governo militar. Este processo provocou inúmeras mudanças na organização do espaço no entorno da rodovia, resultando em uma estrutura extremamente desigual que favoreceu o desenvolvimento do agronegócio em detrimento da agricultura familiar, com a ocorrência de frequentes conflitos fundiários e impactos ambientais. A atual dinâmica e configuração da organização do espaço ao longo da BR-163 é resultado do planejamento regional estratégico da Amazônia adotado durante o período em que os militares estiveram no governo.

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Publicado

11-03-2013

Como Citar

MARGARIT, E. O PROCESSO DE OCUPAÇÃO DO ESPAÇO AO LONGO DA BR-163: UMA LEITURA A PARTIR DO PLANEJAMENTO REGIONAL ESTRATÉGICO DA AMAZÔNIA DURANTE O GOVERNO MILITAR. Geografia em Questão, [S. l.], v. 6, n. 1, 2013. DOI: 10.48075/geoq.v6i1.6634. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/6634. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos