O CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO DA VACINA E OS ALCANCES GLOBAIS E NACIONAIS DA PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E IMUNIZAÇÃO: O CASO DA PANDEMIA INFLUENZA A H1N1

Autores

  • Mait Bertollo

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v7i1.7079
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Resumo

O aprofundamento da especialização produtiva em cada porção do espaço geográfico e a integração territorial de todo o sistema econômico, produtos do capitalismo corporativo atual, traz a possibilidade concreta de unificação de setores industriais mediante o uso das redes de transportes, redes de comercialização e acesso às informações instantaneamente. Seus centros são estrategicamente distribuídos em determinadas metrópoles e, segundo essa dinâmica, apresentaremos algumas considerações sobre os produtores e instituições que fomentam as vacinas no território brasileiro, especificamente a indústria de base química e biotecnologia produtoras e dispersoras dos vários e distintos tipos de vacinas, configurando circuitos espaciais produtivos e círculos de cooperação constituídos por instituições públicas e privadas. Assim, problematização da vacina contra Influenza A H1N1 contribui para o entendimento desse circuito, que funciona em nível planetário.

Downloads

Publicado

18-03-2014

Como Citar

BERTOLLO, M. O CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO DA VACINA E OS ALCANCES GLOBAIS E NACIONAIS DA PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E IMUNIZAÇÃO: O CASO DA PANDEMIA INFLUENZA A H1N1. Geografia em Questão, [S. l.], v. 7, n. 1, 2014. DOI: 10.48075/geoq.v7i1.7079. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/7079. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos