PROBLEMAS AMBIENTAIS DECORRENTES DOS PADRÕES DE USO E COBERTURA DAS TERRAS DA MICROBACIA DO RIACHO DO RONCADOR, EM TIMON (MA).

Autores

  • Josenete Assuncao Cardoso
  • Claudia Maria Sabóia Aquino
  • blank

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v7i1.8564

Resumo

RESUMO No decorrer da existência do homem o avanço tecnológico criou uma série de mecanismos para facilitar a exploração e transformação dos recursos da natureza, de modo que o grau de interferência do homem sobre os recursos naturais tem superado em grande proporção a capacidade da mesma de recompor-se, trazendo sérios problemas ambientais. Assim, o principal objetivo deste trabalho consistiu na identificação de problemas ambientais observados na microbacia do riacho do Roncador (MBRR) decorrentes dos usos indevidos presentes na mesma. Para isso foi necessário o mapeamento e quantificação dos usos e cobertura das terras da MBRR, levantamento bibliográfico e cartográfico, excursões de campo, entrevistas à população local e registros fotográficos. O resultado revelou alguns problemas ambientais: desvios, canalizações e barramentos de corpos d’água, supressão da mata ciliar, processos erosivos, contaminações à água, desmatamentos, queimadas e incêndios. Espera-se que os dados aqui obtidos subsidiem ações voltadas ao planejamento ambiental para a área. A aquisição de dados através do emprego das geotecnologias forneceram contribuição inestimável para realização desta pesquisa. Palavras-chave: Uso e Cobertura das terras, Problemas ambientais, Microbacia do riacho do Roncador, Timon (MA).

Downloads

Publicado

18-03-2014

Como Citar

CARDOSO, J. A.; AQUINO, C. M. S.; BLANK. PROBLEMAS AMBIENTAIS DECORRENTES DOS PADRÕES DE USO E COBERTURA DAS TERRAS DA MICROBACIA DO RIACHO DO RONCADOR, EM TIMON (MA). Geografia em Questão, [S. l.], v. 7, n. 1, 2014. DOI: 10.48075/geoq.v7i1.8564. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/8564. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos