Dinâmica competitiva global e inovação no setor de vinho brasileiro: uma análise do polo do Vale do São Francisco

Autores

  • Valdner Ramos
  • Pedro Pereira Ramalho
  • Carla Vivas
  • António Sousa

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v19i1.12406

Palavras-chave:

Strategy, Innovation, Competitiveness, Vale do São Francisco, Wines

Resumo

O setor do vinho está atualmente a enfrentando transformações ao redor do mundo. Encarando o superávit está se reconstruindo. No Brasil, as empresas assistem o declínio de seus market-share (mas refletindo uma tendência ao protecionismo) para os vinhos importados, enaquanto o consumo per capita continua a superar discretamente uma estagnação histórica com perspectivas de crescimento sustentável. Assim, é de extrema importância olhar para novos capacidades, a fim de alcançar uma maior integração num mercado fragmentado globalmente e com taxas baixas de atratividade. O pólo de vinhos do Vale do São Francisco (VSF), embora emergente, já precisa encontrar um posicionamento estratégico inovador. No entanto, ele revela algumas características inovadoras. Este estudo tem como principais objetivos (a) analisar as adaptações estratégicas e inovadoras das empresas locais; (b) propor linhas adicionais inovadoras de ação estratégica; e (c) mostrar as suas possibilidades de sucesso no novo ambiente competitivo globalizado. O posicionamento metodológico é estabelecido através do estudo de vários casos exploratórios.

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Publicado

05-09-2015

Como Citar

RAMOS, V.; RAMALHO, P. P.; VIVAS, C.; SOUSA, A. Dinâmica competitiva global e inovação no setor de vinho brasileiro: uma análise do polo do Vale do São Francisco. Informe GEPEC, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 163–173, 2015. DOI: 10.48075/igepec.v19i1.12406. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/12406. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos