UM DESAFIO PARA AS SOCIEDADES COOPERATIVAS: EVITAR A SAÍDA DOS ASSOCIADOS MOTIVADOS PELA POSSIBILIDADE DE RESGATE DAS QUOTAS-PARTES DO CAPITAL SOCIAL

Autores

  • Valdir Michels

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v11i2.1324

Palavras-chave:

Sociedades Cooperativas, capital social sob forma de quotas-partes.

Resumo

Aborda-se neste trabalho a questão do Capital Social das Sociedades Cooperativas. Embora as Sociedades Cooperativas sejam consideradas uma sociedade de pessoas e não de capitais, elas não podem prescindir do capital para que possam atingir os seus objetivos, quais sejam, prestar serviços aos associados. Legalmente as Sociedades Cooperativas são proibidas de distribuir qualquer tipo de benefícios às quotas-partes. Assim, independentemente do capital investido, os associados têm os mesmos direitos. No entanto, é preciso criar mecanismos que incentivem os associados a investir em sua cooperativa e ao mesmo tempo criar empecilhos para a saída, sem que se retire o direito que o associado tem de resgatar o Capital Social investido. Os meios de evitar a saída podem ser implementados, não devem ser, no entanto, tão radicais que impeçam o ingresso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

MICHELS, V. UM DESAFIO PARA AS SOCIEDADES COOPERATIVAS: EVITAR A SAÍDA DOS ASSOCIADOS MOTIVADOS PELA POSSIBILIDADE DE RESGATE DAS QUOTAS-PARTES DO CAPITAL SOCIAL. Informe GEPEC, [S. l.], v. 11, n. 2, 2000. DOI: 10.48075/igepec.v11i2.1324. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/1324. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos