Proposta de modelo estrutural para interação universidade-empresa: experiência da Universidade Federal do Tocantins & Empresa Trans Kothe

Autores

  • Kleber Abreu Sousa
  • Alain Hernández Santoyo

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v20i2.15705
Agências de fomento
Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Interação. Universidade - Empresa. LogFuture

Resumo

Esse artigo apresenta uma nova abordagem conceitual e prática a respeito da interação universidade-empresa, a partir da avaliação do projeto LogFuture, que foi um programa desenvolvido pelo curso de logítica da Universidade Federal do Tocantins - UFT, em parceria com a transportadora Trans Kothe, com o propósito de formar acadêmicos qualificados para atender a demanda da empresa por mão de obra qualificada. Enquanto método de pesquisa foi utilizado o “Estudo de Caso” enquadrado dentro da abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada. A pesquisa apresenta toda a modelagem do processo de interação, desde a concepção do método, até a finalização do programa, que resultou na contratação de mais de 70% dos acadêmicos que participaram do projeto. A expectativa é que o modelo inovador de interação seja amplamente difundido na perspectiva de se propagar ainda mais as relações de colaboração entre universidades e empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-12-2016

Como Citar

SOUSA, K. A.; SANTOYO, A. H. Proposta de modelo estrutural para interação universidade-empresa: experiência da Universidade Federal do Tocantins & Empresa Trans Kothe. Informe GEPEC, [S. l.], v. 20, n. 2, p. p. 138–155, 2016. DOI: 10.48075/igepec.v20i2.15705. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/15705. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos