O REFLEXO DA SUCESSÃO FAMILIAR DA ZONA RURAL NAS RELAÇÕES COOPERATIVISTAS: O CASO DE UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL

Autores

  • Vilmar Rodrigues Moreira Pontifícia Universidade Católica do Paraná https://orcid.org/0000-0003-1796-6752
  • Ailton José Cecato COPACOL
  • Carlo Renato Borges Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Alex Sandro Quadros Weymer Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v22i1.17647
Agências de fomento

Palavras-chave:

Sucessão familiar, Cooperativismo, Agronegócio.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar de que maneira as decisões sobre sucessão familiar de jovens agricultores podem influenciar nas relações cooperativistas. A estratégia de pesquisa escolhida foi o survey, com um corte transversal de temporalidade, por meio de um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados composto por perguntas objetivas e de múltiplas escolhas direcionado a jovens agricultores, permitindo análises que foram complementadas a partir da  aplicação de entrevista semiestruturada direcionada à Cooperativa Agroindustrial Consolata Ltda. Foi possível concluir que, na região estudada, está emergindo uma geração de agricultores que terá um maior nível de profissionalização, com aumento da presença feminina no campo, trabalhando com propriedades maiores e mais diversificadas. Essa realidade deverá produzir reflexos nas relações cooperativistas, uma vez que as expectativas e aspirações destes futuros associados serão diferentes das expectativas dos fundadores da Cooperativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilmar Rodrigues Moreira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Administração pela FGV-SP (2009), com estágio doutoral e pós-doutorado na Justus-Liebig-Universität Giessen-Alemanha, possui mestrado em Administração pela PUCPR (2003) e graduação em Matemática pela UFPR (1998). Atualmente é professor titular da PUCPR, onde atua na Escola de Negócios como professor e pesquisador no Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas, em cursos de especialização e no curso de Administração. Tem experiência na área de Administração com ênfase em métodos quantitativos e sistemas de informações. Suas principais áreas de atuação são: gestão de riscos, análise de investimentos, análise de desempenho, modelagem e simulação.

Ailton José Cecato, COPACOL

Mestre em Gestão de Cooperativas pela PUCPR (2016)

Carlo Renato Borges, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Gestão de Cooperativas pela PUCPR (2016)

Alex Sandro Quadros Weymer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorado em Administração pela PUCPR, Mestrado em Administração com enfoque em Estratégias Empresariais pela Universidade Federal do Paraná, Especialização em Gestão Empresarial e Graduação em Administração pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Coordenador do Curso em Gestão Estratégica de Pessoas da PUCPR. Tem experiência como gerente de recursos humanos (Business Partner) e atua em Especialização e MBA pela PUCPR, abordando os seguintes temas: Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão por Competências, Comportamento Gerencial. É consultor na área de Gestão de Pessoas.

Downloads

Publicado

03-07-2018

Como Citar

MOREIRA, V. R.; CECATO, A. J.; BORGES, C. R.; WEYMER, A. S. Q. O REFLEXO DA SUCESSÃO FAMILIAR DA ZONA RURAL NAS RELAÇÕES COOPERATIVISTAS: O CASO DE UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL. Informe GEPEC, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 09–23, 2018. DOI: 10.48075/igepec.v22i1.17647. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/17647. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos