DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA SUINOCULTURA E BOVINOCULTURA: A EXPERIÊNCIA DAS PROPRIEDADES DO MUNICÍPIO DE TRÊS PASSOS-RS

Autores

  • Lisiane Magali Matthes Pletsch Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ
  • Marisandra da Silva Casali Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ
  • Daniel Knebel Baggio Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ
  • Jessica Casali Turcato Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v23i1.18759
Agências de fomento

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Práticas Agropecuárias. Dimensões Sociais e Ambientais. Indicadores. Desenvolvimento Rural e Agronegócio.

Resumo

O presente estudo objetiva analisar o nível de Sustentabilidade Ambiental das propriedades rurais que praticam atividades da Suinocultura e Bovinocultura no município de Três Passos no Rio Grande do Sul a partir da aplicação do modelo de indicadores de desempenho especificamente nas dimensões Social e Ambiental conforme Allegretti (2013). Refere-se a uma pesquisa exploratória por meio da aplicação de questionário a 30 produtores rurais do município. Inicialmente identificaram-se as práticas agropecuárias utilizadas nestas atividades, bem como, levantou-se as principais Leis e Regulações existentes no Brasil que condicionam a atividade da Suinocultura e Bovinocultura de Leite. Logo se apresentou ações que contribuam para a melhoria das práticas sustentáveis nestas atividades. Constatou-se que o município se encontra na situação “em equilíbrio” nas duas dimensões avaliadas. A análise de cada indicador separadamente apontou vários pontos críticos, os quais precisam de ações e medidas para melhoraria seu desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisiane Magali Matthes Pletsch, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ

Bacharel em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ, Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC).

Marisandra da Silva Casali, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Professora de Administração do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC/UNIJUI).

Daniel Knebel Baggio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ

Doutor em Contabilidade pela Universidad de Zaragoza/Espanha. Professor de Administração do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC/UNIJUI).

 

Jessica Casali Turcato, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ

Bacharel em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ, Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC). Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

22-11-2019

Como Citar

PLETSCH, L. M. M.; CASALI, M. da S.; BAGGIO, D. K.; TURCATO, J. C. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA SUINOCULTURA E BOVINOCULTURA: A EXPERIÊNCIA DAS PROPRIEDADES DO MUNICÍPIO DE TRÊS PASSOS-RS. Informe GEPEC, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 51–73, 2019. DOI: 10.48075/igepec.v23i1.18759. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/18759. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos