EFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRA: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS

Autores

  • Maria de los Angeles Martinez Cohen Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Adriano Nascimento Paixão Universidade Federal do Tocantins-UFT
  • Nilton Marques Oliveira Universidade Federal do Tocantins-UFT

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v22i1.19016
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

análise envoltória de dados, eficiência, educação superior

Resumo

Este artigo tem por objetivo mensurar a eficiência de 56 universidades federais brasileiras. Os dados foram obtidos no sitio do Tribunal de Contas da União (TCU). As variáveis utilizadas foram o índice de qualificação do corpo docente e o conceito capes da pós-graduação. A técnica empregada para mensuração foi a Análise Envoltória de dados (DEA). Os principais resultados da pesquisa apontaram níveis de eficiência para cada grupo analisado. No grupo I, 37,5 % das universidades tiveram resultados eficientes e no grupo II 53,12%.  As causas da ineficiência em cada grupo estiveram relacionadas a fatores diferentes, por exemplo, aquelas universidades com os melhores índices de qualificação do corpo docentes e conceito capes (grupo I), apresentaram excessos de custo corrente por aluno. Por outro lado, a principal causa de ineficiência no grupo II foi explicada pela escassez na taxa de sucesso na graduação e o excesso no índice de qualificação do corpo docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de los Angeles Martinez Cohen, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em ECONOMIA pela Universidad del Atlántico de Barranquilla-Colombia- MBA em Pericia e Auditoria Ambiental e Atualmente é Mestranda em Desenvolvimento Regional Na universidade Federal do Tocantins. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES).

Adriano Nascimento Paixão, Universidade Federal do Tocantins-UFT

Economista – UFPB, Mestre em Economia Aplicada – UFV e Doutor em Economia Aplicada – UFV, Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional

Nilton Marques Oliveira, Universidade Federal do Tocantins-UFT

Economista – UEM, Mestre em Economia Aplicada – UFV e Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE/PR, Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do curso de Ciências Econômicas UFT/Campus de Palmas. Bolsista do Programa “Novos Pesquisadores da UFT” (Propesq/UFT).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

03-07-2018

Como Citar

MARTINEZ COHEN, M. de los A.; PAIXÃO, A. N.; OLIVEIRA, N. M. EFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRA: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS. Informe GEPEC, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 133–149, 2018. DOI: 10.48075/igepec.v22i1.19016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/19016. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos