PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA BASEADA EM MATÉRIAS-PRIMAS RENOVÁVEIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE REGIONALIZADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v23i2.19367
Agências de fomento

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Matérias-Primas Renováveis, Produção, Regional.

Resumo

Este artigo apresenta perspectivas iniciais para o desenvolvimento de uma “nova” indústria baseada em matérias-primas renováveis do Brasil, a partir de um recorte regional. Para tanto, discute-se o panorama atual do sistema agroindustrial da soja e da cana-de-açúcar no Brasil, identificando o volume e a evolução da produção dessas commodities, a localização das agroindústrias processadoras de soja e da cana-de-açúcar, e faz, também, um mapeamento da competência técnico-científico voltadas para tecnologias no desenvolvimento de matérias-primas agrícolas em bioprodutos. A análise da estruturação dessa indústria foi feita de forma regionalizada no Brasil, em sete regiões- Norte, Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Centro-Oeste Expandido e o MATOPIBA. Os principais resultados apontam as regiões Centro-Oeste e Sul como as maiores produtoras e processadoras de soja, enquanto a região Sudeste é forte concentradora das atividades da cadeia produtiva da cana-de-açúcar e da base técnico-científica do Brasil, apresentando, portanto, melhores perspectivas para o desenvolvimento dessa indústria. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislane Ferreira Barbosa, Universidade Federal do Tocantins- UFT/ Instituto Federal do Tocantins (IFTO-Campus Porto Nacional)

Doutoranda do Programa Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins

PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA BASEADA EM MATÉRIAS-PRIMAS RENOVÁVEIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE REGIONALIZADA

. Economista. Professora do Instituto Federal do Tocantins (IFTO-Campus Porto Nacional)

Waldecy Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins- UFT.

Pós-Doutor em Economia (UnB). Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins.  

Downloads

Publicado

25-11-2019

Como Citar

BARBOSA, G. F.; RODRIGUES, W. PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA BASEADA EM MATÉRIAS-PRIMAS RENOVÁVEIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE REGIONALIZADA. Informe GEPEC, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 65–83, 2019. DOI: 10.48075/igepec.v23i2.19367. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/19367. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos