SELEÇÃO DE ÁREA PARA INSTALAÇÃO DE HOTSPOT PÚBLICO DE INTERNET: ABORDAGEM MULTICRITÉRIO AHP-GIS

Autores

  • Eraldo Natalício Ferreira Pinto Júnior Universidade Candido Mendes
  • Fábio Freitas da Silva Universidade Candido Mendes
  • Ítalo Oliveira Matias Universidade Candido Mendes
  • Cláudio Luiz Melo de Souza Universidade Candido Mendes e Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Milton Erthal Jr. Universidade Candido Mendes / Instituto Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-9959-3568

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v22i2.19941
Agências de fomento

Palavras-chave:

Método de Análise Hierárquica, Sistema de Informação Geográfica, Gestão Pública, Decisão.

Resumo

A escolha de um local para oferta de serviços públicos é um desafio para os gestores. O objetivo deste trabalho foi propor uma modelagem que possa amparar as decisões de gestores públicos na escolha de um local adequado para a instalação de um ponto público de acesso à internet. A modelagem empregada baseou-se em técnicas de Sistema de Informações Geográficas (SIG) e multicriteriais (AHP). Para avaliar a eficácia do modelo, um estudo de caso foi conduzido na cidade de Campos dos Goytacazes, RJ. A seleção do local foi definida pelos critérios: densidade demográfica, proximidade com áreas já atendidas, perfil social da população, infraestrutura, segurança e acessibilidade. A alternativa vencedora foi a Praça do IPS, que apresenta ciclovias de acesso, pontos de ônibus, igrejas e comércios. O uso conjugado dos métodos (GIS, AHP e Survey) proporcionou embasamento satisfatório ao tomador de decisão por possibilitar uma compreensão detalhada do processo decisório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eraldo Natalício Ferreira Pinto Júnior, Universidade Candido Mendes

Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional pela Universidade Candido Mendes - UCAM (2017), especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2009) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Candido Mendes - UCAM (2007). Participou como analista em médios, grandes e megaprojetos na industria de Oil e Gas, próprios e joint venture, que consistiu no planejamento, execução e monitoramento e controle da perfuração, completação, avaliação e workover dos poços de petróleo. Atuou como professor substituto no Instituto Federal Fluminense (2010-2011) onde ensinou as disciplinas de modelagem de processos de negócio, redes de computadores, instalação e administração de Cliente/Serviço (Linux) e operação de computadores. Geriu equipes de 12-25 pessoas do suporte técnico presencial e help desk de primeiro nível na indústria de Oil & Gas. Possuo a certificação Project Management Professional - (PMP®), Information Technology Infrastructure Library (ITIL) e Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE). Atualmente pesquiso a utilização do dados espaciais suportados por Geographic Information System (GIS) no processo decisório utilizando Análise Multicritério de Apoio a Decisão.

Fábio Freitas da Silva, Universidade Candido Mendes

Possui Graduação e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Candido Mendes.

Ítalo Oliveira Matias, Universidade Candido Mendes

Possui Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Mestrado na COPPE em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) na área de Computação Gráfica. Doutorado na COPPE em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) na área de Sistemas Computacionais. Pós-Doutorado em Engenharia e Ciências dos Materiais pela Universidade Norte-Fluminense (2011). É professor titular da Universidade Candido Mendes (Campos dos Goytacazes) onde atua na área de Inteligência Computacional e Processamento de Imagens digitais. É Pesquisador pelo LES/PUC-Rio na área de VisualizaçãoqCientífica e Inteigência Computacional. no qual trabalha em um projeto GeoCientifico.

Cláudio Luiz Melo de Souza, Universidade Candido Mendes e Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Possui Doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF, 2001) e Mestrado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 1997), onde também se graduou em Ciências Agrícolas (UFRRJ, 1994). Possui pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção; Matemática Financeira e Estatística. Foi Diretor do Instituto Superior de Tecnologia de Campos da FAETEC por duas gestões de 2003-2011. Em 20012 foi cedido ao setor de Estatística do Laboratório de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Norte Fluminense onde leciona ao nível de graduação as disciplinas Estatística Básica e experimental e para o Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal, Genética e Melhoramento e Ciência Animal a disciplina Estatística Aplicada I. Desde 2012, leciona para os Curso de Engenharia de Produção, Mecânica e Civil na Universidade Candido Mendes de Campos dos Goytacazes, Geometria Descritiva e Inovação Tecnológica, desde 2016, Gestão da Inovação Tecnológica para o Curso de Mestrado em Engenharia de Produção da UCAM-Campos, onde sua linha de pesquisa e desde 2018 para p Mestrado Profissional em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional da UCAM-Campos, dentro da pesquisa operacional, visa a amostragem e análise de previsão e demanda de energia de biomassa oriunda de diversas inovações tecnológicas.

Milton Erthal Jr., Universidade Candido Mendes / Instituto Federal Fluminense

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, campus Campos-Guarus, onde atua nos cursos técnicos em Meio Ambiente, graduação em Engenharia Ambiental e Mestrado Profissional em Sistemas Aplicados a Engenharia e Gestão. Na Universidade Cândido Mendes-Campos, atua no programa de Doutorado Acadêmico em Planejamento Regional e Gestão da Cidade, programa de Mestrado Profissional em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional e nos cursos de graduação em engenharia. Na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro atua como professor colaborador. Tem experiência na área de Pesquisa Operacinal, com ênfase na área de Auxílio multicritério à Decisão e Gestão Ambiental. Experiência em Entomologia, atuando especificamente em: Bioquímica , Ecologia, Comportamento e Controle biológico de insetos, usando formigas cortadeiras como modelo.

Downloads

Publicado

28-01-2019

Como Citar

PINTO JÚNIOR, E. N. F.; DA SILVA, F. F.; MATIAS, Ítalo O.; DE SOUZA, C. L. M.; ERTHAL JR., M. SELEÇÃO DE ÁREA PARA INSTALAÇÃO DE HOTSPOT PÚBLICO DE INTERNET: ABORDAGEM MULTICRITÉRIO AHP-GIS. Informe GEPEC, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 46–64, 2019. DOI: 10.48075/igepec.v22i2.19941. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/19941. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos