RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: MERO DISCURSO OU AÇÕES EFETIVAS EM PROL DO DESENVOLVIMENTO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v22i2.20863
Agências de fomento

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional, Reponsabilidade Social Empresarial, Organizações

Resumo

Este estudo propôs um modelo de avaliação das práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) a partir da revisão da literatura sobre o tema. A avaliação do modelo tomou como referência empresas e entidades premiadas pelo Prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em 2012. Os resultados demonstram que a maioria das empresas e entidades desenvolvem práticas de RSE basicamente conforme as exigências legais. Percebeu-se um discurso positivo dos entrevistados sobre RSE, entretanto, na prática, o que se notou é que as práticas pouco contribuem para o desenvolvimento da sociedade em que estão localizadas. Algumas empresas têm ações mais avançadas, mas mesmo estas são pontuais e os administradores têm percepções diferentes sobre o conceito de RSE. Concluiu-se que o modelo proposto é adequado à avaliação das práticas reportadas pelas empresas e, salvo casos pontuais, as práticas de RSE estão aquém do que realmente pode ser realizado.

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Biografia do Autor

David Lorenzi Jr., Universidade Federal de Santa Maria

Administrador de Empresas, Mestre e Doutor em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNISC)

Silvio Cezar Arend, Universidade de Santa Cruz do Sul

Economista

Ms. em Economia Rural (IEPE/UFRGS)

Dr. em Economia (CPGE/UFRGS)

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Publicado

28-01-2019

Como Citar

LORENZI JR., D.; AREND, S. C. RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: MERO DISCURSO OU AÇÕES EFETIVAS EM PROL DO DESENVOLVIMENTO?. Informe GEPEC, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 120–139, 2019. DOI: 10.48075/igepec.v22i2.20863. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/20863. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos