O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NO VALE DO RIBEIRA: AVANÇOS SOCIAIS E FRAGILIDADES INSTITUCIONAIS

Autores

  • Vivian Lie Kato de Lima Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Nilson Maciel de Paula Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v22i2.21004
Agências de fomento

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Vale do Ribeira, Políticas Públicas.

Resumo

Desde os anos de 1990, políticas públicas voltadas para a agricultura familiar têm sido executadas, em linha com uma agenda de desenvolvimento social e economicamente inclusivo e sustentável. Entre elas, destaca-se o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), voltado para a comercialização institucional de alimentos produzidos por agricultores familiares, resultando em aumento da renda dos beneficiários, redução da fome, garantia de comercialização, dinamização do mercado local, valorização da cultura alimentar e redução da migração rural-urbana. Neste trabalho são analisados os principais resultados da implementação do PAA no Vale do Ribeira paulista, de 2010 a 2016, em termos da renda obtida, habitação, produção, segurança alimentar, grau de organização política e permanência dos agricultores no campo, além das dificuldades operacionais. Essa política assumiu importância estratégica para mitigar as condições de vulnerabilidade socioeconômica nessa região, tendo em vista os benefícios proporcionados aos agricultores familiares em várias dimensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Lie Kato de Lima, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestra em Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (4P) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Nilson Maciel de Paula, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Economia - University College London (1991). Professor sênior do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná onde trabalha com temas relacionados a comércio internacional, sistemas agroalimentares e segurança alimentar.

Downloads

Publicado

28-01-2019

Como Citar

DE LIMA, V. L. K.; DE PAULA, N. M. O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NO VALE DO RIBEIRA: AVANÇOS SOCIAIS E FRAGILIDADES INSTITUCIONAIS. Informe GEPEC, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 140–158, 2019. DOI: 10.48075/igepec.v22i2.21004. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/21004. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos