ACTIVANDO EL PATRIMONIO TERRITORIAL COMO ESTRATEGIA DE DESARROLLO DE REGIONES ESTANCADAS: EL CASO DEL TERRITORIO DEL CONTESTADO

Autores

  • Valdir Roque Dallabrida
  • Alexandre Assis Tomporoski
  • Julio José Plaza Tabasco
  • Ángel Raúl Ruiz Pulpón

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v23i0.22747
Agências de fomento

Palavras-chave:

Território do Contestado, regiões estagnadas, patrimônio territorial, desenvolvimento territorial.

Resumo

O Brasil apresenta áreas deprimidas cuja estagnação se deve à especialização agropecuária e florestal e concentração da propriedade da terra, fatores que condicionam a diversificação produtiva e a inovação, com consequências sociodemográficas nos níveis de renda, acentuado pela falta de infraestruturas e a escassa identidade territorial. No entanto, tem-se como hipótese que a existência de recursos específicos que conformam o patrimônio territorial pode viabilizar oportunidades inovadoras de desenvolvimento. É o caso do Território do Contestado, se considerarmos sua história e a paisagem natural com a presença da erva-mate agroflorestal, cujos fatores apresentam potencial como recurso turístico e fonte de agregação de renda regional. O texto retoma estudos já realizados, mostrando as evidências indicativas de que a ativação dos recursos patrimoniais tem potencial de contribuir na reafirmação da identidade territorial e sentimentos de pertencimento, indispensáveis para avançar na inovação e no desenvolvimento de regiões estagnadas, como o caso em referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir Roque Dallabrida

Curso de Ciência Econômicas e Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional

Downloads

Publicado

05-07-2019

Como Citar

DALLABRIDA, V. R.; TOMPOROSKI, A. A.; TABASCO, J. J. P.; PULPÓN, Ángel R. R. ACTIVANDO EL PATRIMONIO TERRITORIAL COMO ESTRATEGIA DE DESARROLLO DE REGIONES ESTANCADAS: EL CASO DEL TERRITORIO DEL CONTESTADO. Informe GEPEC, [S. l.], v. 23, p. 89–114, 2019. DOI: 10.48075/igepec.v23i0.22747. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/22747. Acesso em: 28 mar. 2024.