PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESAFIOS METODOLÓGICOS: ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES DOS PPGs STRICTO SENSU EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v24i1.22825
Agências de fomento

Resumo

Este artigo debate o revés da fragilidade metodológica e suas implicações para a construção e acúmulo de conhecimento científico no contexto dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional do RS, partindo da premissa de que é possível gerar acúmulo de conhecimento científico por meio de pesquisas com consistência metodológica. Sistematizaram-se 237 dissertações e teses de 2012 a 2016, de três universidades comunitárias com PPGs vinculados a área de avaliação Capes “Planejamento Urbano e Regional/Demografia–PUR/Demo”, subárea “Planejamento Urbano e Regional”, denominados PPGs Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional. Os resultados apontaram uma vulnerabilidade metodológica, com ênfase nas técnicas e um espaço de aprofundamento nos métodos. Particularmente às dissertações, sua principal e, muitas vezes única contribuição, tem sido de instrumentalizar a formação dos egressos e de modo irrisório possibilita gerar novos conhecimentos que contribuam para o avanço da ciência e com os propósitos de formar mestres e doutores em Desenvolvimento Regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martinho Luís Kelm

Doutor em Engenharia da Produção - UFSC. Mestre em Administração - UFRGS.

Cátia Raquel Felden Bartz, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

Professora do curso de administração e engenharia, Faculdade Horizontina/FAHOR. Doutoranda em Desenvolvimento Regional - PPGDR/UNIJUÍ. Mestre em Desenvolvimento Regional - PPDGR/Unijuí.

Jessica Casali Turcato, INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - IFFAR

Professora substituta, curso de aministração, Instituto Federal Farroupilha/IFFAR. Mestre em Desenvolvimento Regional - PPGDR/UNIJUÍ.

Daniel Knebel Baggio, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUI e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações da Universidade Regional Integrada (URI). Mestre e Doutor em Contabilidade e Finanças  - Universidad de Zaragoza.

Downloads

Publicado

27-03-2020

Como Citar

KELM, M. L.; BARTZ, C. R. F.; TURCATO, J. C.; BAGGIO, D. K. PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESAFIOS METODOLÓGICOS: ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES DOS PPGs STRICTO SENSU EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Informe GEPEC, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 73–90, 2020. DOI: 10.48075/igepec.v24i1.22825. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/22825. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos