ANÁLISE SANITÁRIA EM DERIVADOS LÁCTEOS DE AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Thomas Rosa Menegazzi Universidade de Cruz Alta
  • Jorge Stumpfs Diaz Universidade de Cruz Alta
  • Claudia Maria Prudêncio De Mera Universidade de Cruz Alta https://orcid.org/0000-0001-5293-3054

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v24i1.23166
Agências de fomento

Palavras-chave:

Agroindústrias Familiares, Derivados Lácteos, Legislações, Matéria-prima, Produto Final.

Resumo

Este estudo, desenvolvido de modo quantitativo descritivo, verificou as condições técnicas e sanitárias que influenciam em nível social, econômico e sanitário agroindústrias familiares que destinam sua matéria-prima à produção de derivados lácteos no Rio Grande do Sul. Para a realização, foram utilizadas as seguintes legislações norteadoras da pesquisa: Instrução Normativa nº 62, Portaria nº 368 e Circular nº 175, do Ministério da Agricultura. Pelo levantamento, 80% dos produtores apresentam conhecimento das regulamentações do leite, porém 50% realizam controle das condições microbiológicas do leite, devido ao custeamento ser realizado por eles próprios; 90% apresentam regular controle da potabilidade de água; 60% apresentam responsável técnico para o rebanho e 40% para a agroindústria, apesar da exigência sanitária deste último; 20% destinam os produtos para alimentação escolar e 40% possuem certificação. Perante o exposto, apesar do bom nível informacional e estrutural dos produtores do Rio Grande do Sul com relação a itens básicos, a necessidade de um controle técnico permanente por especialistas é relevante, inclusive para orientar análises constantes da matéria-prima e produto final acabado, garantindo uma certificação para o fornecimento de alimentos seguros e aumentando o rendimento da sua matéria-prima.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thomas Rosa Menegazzi, Universidade de Cruz Alta

Médico Veterinário pela Universidade Federal de Santa Maria (2013), Mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade de Cruz Alta (2017).
Universidade de Cruz Alta

Jorge Stumpfs Diaz, Universidade de Cruz Alta

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Claudia Maria Prudêncio De Mera, Universidade de Cruz Alta

Formação: Ciências Econômicas (Unicruz). Mestrado em Extensão Rural (UFSM) e Doutorado em Desenvolvimento Rural (RGS)
Docente permanente  do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e de Práticas Sociais e Culturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta

Downloads

Publicado

27-03-2020

Como Citar

MENEGAZZI, T. R.; DIAZ, J. S.; PRUDÊNCIO DE MERA, C. M. ANÁLISE SANITÁRIA EM DERIVADOS LÁCTEOS DE AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL. Informe GEPEC, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 116–135, 2020. DOI: 10.48075/igepec.v24i1.23166. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/23166. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos