A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR ACERCA DOS ATRIBUTOS DA CARNE SUÍNA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA IES

Autores

  • Luiz Eduardo Leite de Moura
  • Gustavo Quiroga Souki
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura
  • Nina Rosa da Silveira Cunha
  • Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v13i2.2317

Palavras-chave:

gestão de produtos, comportamento do consumidor, carne suína.

Resumo

O estudo do comportamento dos consumidores de carne suína é fundamental para que os participantes da cadeia produtiva possam gerenciar melhor os seus planos de marketing. O objetivo por meio desse trabalho é o de identificar quais são os principais atributos que são valorizados pelos consumidores. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira foram realizadas entrevistas em profundidade com consumidores, cujos resultados foram utilizados para a confecção do questionário. Depois foi realizado um pré-teste para possíveis correções e cálculo da amostra. Obteve-se 456 questionários válidos. Na análise de dados, por meio da análise fatorial foram identificados quatro fatores: “garantias e segurança”, “comodidade e versatilidade”, “aspectos nutricionais e de saúde” e “aspectos sensoriais”, formados pelos 27 aspectos da carne suína que os consumidores valorizam. Observou-se que os dez atributos considerados mais importantes estão contidos nos fatores “aspectos sensoriais” e “garantias e segurança”. Também foi calculada a confiabilidade interna das quatro subescalas formadas por cada fator e os resultados foram muito bons e adequados. Ainda na análise de dados, a análise de cluster indicou dois grupos, formados entre homens e mulheres sendo que as mulheres são mais exigentes em relação à qualidade do produto do que os homens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2009

Como Citar

MOURA, L. E. L. de; SOUKI, G. Q.; MOURA, L. R. C.; CUNHA, N. R. da S.; LIMA, A. A. T. de F. de C. A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR ACERCA DOS ATRIBUTOS DA CARNE SUÍNA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA IES. Informe GEPEC, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 37–53, 2009. DOI: 10.48075/igepec.v13i2.2317. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/2317. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos