A LOGÍSTICA DE TRANSPORTE AGRÍCOLA MULTIMODAL DA REGIÃO OESTE PARANAENSE

Autores

  • Sandra Regina da Silva Pinela Dalmás
  • Débora da Silva Lobo
  • Weimar Freire da Rocha Jr

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v13i2.2379

Palavras-chave:

Logística. Transporte. Multimodalidade. Hidrovia.

Resumo

Este artigo compara as opções para o transporte de granéis agrícolas da região Oeste do Paraná. O propósito foi identificar as razões da pouca utilização da hidrovia em comparação à rodovia e ferrovia. A técnica de observação in loco foi realizada nos terminais fluvial e ferroviário, e de entrevistas não estruturadas, guiadas, com alguns profissionais responsáveis pela logística de empresas atuantes na comercialização de grãos da região. Utilizou-se de pesquisa documental para a coleta de dados secundários, referentes às características dos transportes e preços dos fretes. A análise do conteúdo foi feita por comparação entre os preços de fretes, perdas, e impacto nos custos relacionados aos problemas ambientais, de cada arranjo configurado. Constatou-se que a preferência pelo modal rodoviário ocorre principalmente devido à falta de infra-estrutura logística para os outros modais. Na comparação de desempenho portuário, o porto de Santos apresenta menor tempo médio de espera para atracamento dos navios, do que o Porto de Paranaguá. Concluiu-se que a utilização da hidrovia é uma alternativa para redução dos custos de transporte na região e há uma demanda latente na região por esforços conjuntos da iniciativa pública e privada para a solução das deficiências existentes no escoamento da produção agrícola da região Oeste do Paraná.

 

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DALMÁS, S. R. da S. P.; LOBO, D. da S.; FREIRE DA ROCHA JR, W. A LOGÍSTICA DE TRANSPORTE AGRÍCOLA MULTIMODAL DA REGIÃO OESTE PARANAENSE. Informe GEPEC, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 154–169, 2000. DOI: 10.48075/igepec.v13i2.2379. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/2379. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos