Análise de estratégias de comercialização dos derivados de algodão naturalmente colorido do Estado de Mato Grosso

Sonia Sueli Serafim de Souza, Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo, Sandra Cristina de Moura Bonjour, José Manuel Carvalho Marta

Resumo

Trabalhos recentes apontaram que o fluxo de produtos de origem familiar dentro da cadeia produtiva de derivados de algodão era precário, mas não investigaram quais as possíveis formas de comercialização para o algodão colorido (e seus derivados) de origem familiar de Mato Grosso. O objetivo geral foi analisar a cadeia de derivados do algodão naturalmente colorido (fiação, tecelagem e confecções) e as estruturas de comercialização da agricultura familiar no Estado de Mato Grosso. O modelo teórico baseou-se nos conceitos de estrutura de mercado e oligopólio. Detectaram-se o desconhecimento dos produtos nos diferentes níveis analisados, a falta de uniformidade da pluma e a necessidade de desenvolver etapas subseqüentes de beneficiamento, fiação e tecelagem para apresentar o produto ao mercado, desenvolvendo assim novas estruturas de comercialização para o produto de origem familiar. São necessárias melhores divulgação e organização para tornar a cadeia economicamente viável. Sugerem-se alternativas para os fluxos de produtos em estruturas de comercialização alternativas e nichos específicos.

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