Economics and Politics: O que determina as chances de reeleição em municípios? O caso das eleições municipais de Minas Gerais - 2000

Autores

  • Ari Francisco de Araujo Junior
  • Paulo Cançado
  • Cláudio Djissey Shikida

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v9i2.305

Resumo

Esse estudo tem como objetivo analisar a relação entre a probabilidade de reeleição e algumas variáveis de controle fiscal e político da economia. O estudo se concentra na probabilidade de reeleição para o cargo de prefeito nos municípios mineiros na eleição de 2000. Após um resumo das principais teorias acerca de Ciclos Políticos-Econômicos são apresentadas regressões em que a reeleição é vista como variável dependente utilizando-se um modelo logístico de regressão. Os resultados sugerem que a probabilidade de reeleição diminui à medida que as despesas com a máquina administrativa aumentam. De modo oposto a probabilidade de reeleição aumenta à medida que a receita total do município aumenta. Dentre as variáveis políticas, os resultados apontam que a probabilidade de reeleição aumenta quando o candidato é do mesmo partido do governador do estado e do presidente da república, sendo que este último apresenta maior impacto marginal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-04-2007

Como Citar

JUNIOR, A. F. de A.; CANÇADO, P.; SHIKIDA, C. D. Economics and Politics: O que determina as chances de reeleição em municípios? O caso das eleições municipais de Minas Gerais - 2000. Informe GEPEC, [S. l.], v. 9, n. 2, 2007. DOI: 10.48075/igepec.v9i2.305. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/305. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos