Biodiesel production and regional development in the Brazilian Savannah: an application of positive mathematical programming

Autores

  • Marcus Vinicius Alves Finco
  • Werner Doppler

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v15i1.4724
Agências de fomento
DAAD (German Academic Exchange Service)

Resumo

A produção de biocombustíveis tem sido um tema muito discutido no Brasil. Em 2004, esse debate levou o país a desenvolver novas políticas e implantar o programa nacional de uso e produção de biodiesel (PNPB), com a intenção de promover o desenvolvimento regional. Neste contexto, o presente estudo visa avaliar os impactos do PNPB no desenvolvimento regional no estado de Tocantins, numa região de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica. Uma gama de indicadores sócio-econômicos foram coletados entre os agricultores familiares que cultivam pinhão manso e mamona. A programação matemática positiva (PMP) foi aplicada, a nível regional, com o objetivo de estimar os impactos da atividade de sementes oleaginosas sobre alocação de recursos, bem como sobre o rendimento agrícola dos agricultores. Para isto, o software GAMS (General Algebraic Modeling System) foi utilizado a fim de apoiar a modelagem das simulações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-03-2011

Como Citar

FINCO, M. V. A.; DOPPLER, W. Biodiesel production and regional development in the Brazilian Savannah: an application of positive mathematical programming. Informe GEPEC, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 25–42, 2011. DOI: 10.48075/igepec.v15i1.4724. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/4724. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos