Análise dos Impactos Ambientais no Oeste Catarinense e das Tecnologias Desenvolvidas pela Embrapa Suínos e Aves

Autores

  • Christian Luiz da Silva
  • Nádia Solange Schmidt Bassi

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v16i1.5181
Agências de fomento
EMBRAPA, CNPq (Edital Universal) e Fundação Araucária (Chamada 14/2009)

Palavras-chave:

Suinocultura, impacto ambiental, Desenvolvimento regional, Santa Catarina, Embrapa Suínos e Aves, Tecnologias ambientais

Resumo

Os impactos ambientais decorrentes da suinocultura têm aumentado nos últimos anos, em decorrência da adoção do sistema intensivo de criação de suínos.  A suinocultura constitui um dos pilares da economia no este de Catarinense. Apesar da inegável importância desta atividade para o desenvolvimento regional, os impactos econômicos,  sociais  e principalmente  ambientais, decorrentes da mesma têm gerado preocupação tanto dos órgãos públicos como dos privados.  A Embrapa Suínos e Aves, instituição pública de pesquisa, tem envidado esforços na tentativa de buscar soluções ou, ao menos, minimizar estes impactos, por meio do desenvolvimento tecnologias ambientais que possam ser utilizadas pelos suinocultores da região. Apesar da intensificação das pesquisas pela instituição, é necessário considerar que o problema da gestão dos dejetos de suínos é complexo e não existe uma solução à curto prazo. Outro fator agravante é que o ritmo de crescimento da atividade e conseqüentemente de seus impactos, é bem maior do que das tecnologias geradas, o que demonstra a necessidade de medidas prospectivas para buscar o equilíbrio nesta relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-05-2012

Como Citar

SILVA, C. L. da; BASSI, N. S. S. Análise dos Impactos Ambientais no Oeste Catarinense e das Tecnologias Desenvolvidas pela Embrapa Suínos e Aves. Informe GEPEC, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 128–143, 2012. DOI: 10.48075/igepec.v16i1.5181. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/5181. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos