DETERMINANTES DA DECISÃO DE RETORNO À EMPRESA: ANÁLISE DISCRIMINANTE EM UMA EMPRESA DO RAMO MADEIREIRO DO ALTO VALE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Daiane Cervelin Migliolli
  • Luciano Castro Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v1i1.12203

Palavras-chave:

Rotatividade. Entrevista de Desligamento. Capital Humano.

Resumo

Por meio de uma entrevista de desligamento buscou-se identificar os fatores que influenciam na decisão dos funcionários de retornar ou não ao quadro efetivo da organização.  Foram entrevistados 211 funcionários, no momento do desligamento, por meio de questões relacionadas aos benefícios recebidos, estrutura da empresa, relacionamentos e salários. Os funcionários foram classificados em três grupos: os que voltariam a trabalhar na empresa (Sim), os que não voltariam (Não) e os indecisos (Não sei).  Para identificar as características de cada grupo utilizou-se a Análise Discriminante. Como resultado, verificou-se que o salário não é fator relevante para o desligamento ou insatisfação dos colaboradores, contrariando alguns estudos.  Verificou-se ainda que o relacionamento com os colegas é um fator relevante na decisão de não retornar a trabalhar na empresa e que o relacionamento com o líder é um fator que gera indecisão quanto a retornar as atividades na empresa. O grupo dos que retornariam à empresa apresentou bons relacionamentos com líderes e colegas. Como conclusão sugere-se que as questões da cultura organizacional, mais especificamente os laços sociais estabelecidos dentro da organização, sobrepõem as questões relacionadas à remuneração e influenciam na satisfação do funcionário com a empresa.

Downloads

Publicado

05-06-2015

Como Citar

MIGLIOLLI, D. C.; CARVALHO, L. C. DETERMINANTES DA DECISÃO DE RETORNO À EMPRESA: ANÁLISE DISCRIMINANTE EM UMA EMPRESA DO RAMO MADEIREIRO DO ALTO VALE DE SANTA CATARINA. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 05–17, 2015. DOI: 10.48075/gdemrevista.v1i1.12203. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/12203. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos