AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA IMPLEMENTAÇÃO DOS CONCEITOS DE LEAN SERVICE: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E SISTÊMICA DA LITERATURA INTERNACIONAL

Autores

  • Jaqueline Strapazzon
  • Sandro Cesar Bortoluzzi

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v1i2.13259

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho.Lean Service. Proknow-C

Resumo

A frequente busca por alternativas que otimizem os resultados das empresas, faz com que filosofias e metodologias sejam implementadas. Muitas vezes o processo é demorado, por isso os resultados devem ser acompanhados gradativamente, para que o gestor possa tomar as melhores decisões. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar, por meio da aplicação da metodologia Proknow-C, a orientação teórica utilizada na elaboração dos modelos de avaliação de desempenho na utilização de conceitos de lean service. Para isto, foi realizada a busca de artigos com relevância científica acerca do tema proposto, realizada, na sequência, a análise bibliométrica dos artigos selecionados. Com base no portfólio selecionado foi feita a análise sistêmica. No portfólio obtido pelo uso da ferramenta Proknow-C identificou-se que não há indícios fortes de que a metodologia de avaliação de desempenho esteja de acordo com a filiação teórica de MCDA-C. No entanto, observa-se que a grande maioria dos estudos é realizada em departamentos, e analisam mais especificamente a implantação de conceitos da filosofia lean, sem preocupar-se substancialmente com a forma de medir o desempenho e seu acompanhamento.

Downloads

Publicado

10-12-2015

Como Citar

STRAPAZZON, J.; BORTOLUZZI, S. C. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA IMPLEMENTAÇÃO DOS CONCEITOS DE LEAN SERVICE: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E SISTÊMICA DA LITERATURA INTERNACIONAL. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 1, n. 2, p. p. 20–34, 2015. DOI: 10.48075/gdemrevista.v1i2.13259. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/13259. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos