A OCUPAÇÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICA E AS REDES DE DESENVOLVIMENTO NA CONSOLIDAÇÃO DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA NO SUDOESTE PARANAENSE

Autores

  • Leomar Rippel Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS)
  • Adilson Francelino Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Clério Plein Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v3i2.17853
Agências de fomento

Palavras-chave:

História, Organização produtiva, Sudoeste do Paraná.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em fazer uma análise histórica da ocupação da região Sudoeste do Estado do Paraná, enfatizando sua organização produtiva e estrutura fundiária. O método consiste na revisão da literatura produzida sobre tais processos com utilização de dados secundários. Os resultados demonstram o processo de constituição das várias redes curtas e longas de comercialização da economia cabocla, tais como erva-mate, suínos (safristas) e muares. Posteriormente, ocorre a ocupação oficial do território, numa declarada estratégia geopolítica, marcada pela luta e consolidação dos interesses dos posseiros na constituição da estrutura fundiária do Sudoeste do Paraná.

Biografia do Autor

Leomar Rippel, Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS)

Graduado em História pela Universidade Paranaense (2008), especialização em Metodologia do Ensino de História (2010), mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo (2012), Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016). Doutorando pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor da Faculdade Direito de Francisco Beltrão – CESUL professor substituto da Universidade Federal Fronteira Sul-UFFS-Realeza e professor visitante na Institución Universitaria Antonio José Camacho-UNIAJC em Cali-Colômbia

Adilson Francelino Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduado em Ciências Sociais, especialização em sociologia e Sociologia da Educação ambos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Clério Plein, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduado em Economia Doméstica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestrado (2003) e doutorado (2012) em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com estágio sandwich no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal). Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

20-03-2018

Como Citar

RIPPEL, L.; ALVES, A. F.; PLEIN, C. A OCUPAÇÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICA E AS REDES DE DESENVOLVIMENTO NA CONSOLIDAÇÃO DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA NO SUDOESTE PARANAENSE. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 3, n. 2, p. p. 48–66, 2018. DOI: 10.48075/gdemrevista.v3i2.17853. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/17853. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos