PRÁTICAS PROMOTORAS DA CULTURA INTRAEMPREENDEDORA: UM ESTUDO ENTRE DUAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA NO SUDOESTE DO PARANÁ

Autores

  • Helem Cristina Baldissera Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste
  • Gilberto Francisco Ceretta Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v3i2.19092
Agências de fomento

Palavras-chave:

Cultura Intraempreendedora. Intraempreendedorismo. Inovação.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi investigar a existência de práticas organizacionais promotoras da cultura intraempreendedora em organizações participantes do APL em Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná, reconhecidas pela inovatividade de seus produtos. Com abordagem qualitativa tem caráter descritivo. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada por meio de um roteiro prévio em que foram participantes o gestor e um colaborador de cada empresa da amostra. A amostra foi constituída por duas organizações que, obtiveram alto índice de inovatidade de produto em pesquisa realizada por Baldissera (2014). Os resultados revelaram que, apesar das empresas não conhecerem o conceito e o termo intraempreendedorismo, existiam práticas organizacionais que podem levar à criação ou aperfeiçoamento da cultura intraempreendedora nas empresas. Foi possível também verificar diferenças e similaridades entre as práticas encontradas em cada unidade de análise, além de diferente intensidade em que as práticas são empregadas, destacando o condicionamento ao intraempreendedorismo em uma das empresas participantes como sendo maior.

Biografia do Autor

Helem Cristina Baldissera, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste

Graduação em Administração. Mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste

Gilberto Francisco Ceretta, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste

Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração. Professor do mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste

Downloads

Publicado

20-03-2018

Como Citar

BALDISSERA, H. C.; CERETTA, G. F. PRÁTICAS PROMOTORAS DA CULTURA INTRAEMPREENDEDORA: UM ESTUDO ENTRE DUAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA NO SUDOESTE DO PARANÁ. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 3, n. 2, p. p. 67–81, 2018. DOI: 10.48075/gdemrevista.v3i2.19092. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/19092. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos