DIALOGANDO COM O CAMPO DA POLÍTICA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Rozenilda Luz Oliveira Matos

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v17i2.13804

Palavras-chave:

Estado, políticas públicas, educação do campo

Resumo

O presente artigo traz apontamentos resultantes da pesquisa de mestrado para o Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A pesquisa aborda sobre a Educação do Campo e tem como norte o diálogo que envolve a construção de políticas públicas. Nesse diálogo apresento o pensamento de Nikos Poulantzas (1936-1979), Pierre Bourdieu (1930-2002) e Antonio Gramsci (1891-1937). Assim a presente pesquisa visa discutir o papel do Estado tanto como dominação hegemônica ou lugar de contradições e como manifestação de um duplo poder. Também aborda sobre a importância dos intelectuais para o avanço no campo bourdieusiano e as questões do poder adquirido e conquistado no campo. Nesse contexto a Educação do Campo vem com uma nova proposta de educação, dessa forma os intelectuais precisam compreender a política e como se dá o jogo no campo do poder dentro do Estado, instrumentalizar-se e ampliar o espaço de luta no sentido da busca pela humanização e das leis que regulamentam a sociedade, sem perder de vista o significado mais profundo de igualdade e justiça social.

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Publicado

17-12-2016

Como Citar

MATOS, R. L. O. DIALOGANDO COM O CAMPO DA POLÍTICA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁ. Ideação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 100–119, 2016. DOI: 10.48075/ri.v17i2.13804. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/13804. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos