A EMERGÊNCIA DO LÉXICO DE ESPECIALIDADE NA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA: PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO BILINGUE-BIDIRECIONAL ONLINE

Autores

  • Paulo Vaz Carvalho Coordenador da Unidade de Investigação Instituto Jacob Rodrigues Pereira - Lisboa/ Pt. Mestre em História, Educação e ciências da comunicação pela Universidade Católica Portuguesa.

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v18i1.17226
Agências de fomento

Palavras-chave:

Língua Gestual Portuguesa, surdos, neologia, neologismos, neologismos terminológicos, léxico, lexicografa.

Resumo

Resumo: Nas escolas de surdos em Portugal, em relação à Língua Gestual Portuguesa (LGP) deparamo-nos com duas situações distintas. A primeira prende-se com a utilização da LGP como meio de estabelecer a comunicação informal. A outra situação, mais complexa, diz respeito à utilização de léxico specializado em LGP para lecionar os conteúdos escolares das diversas disciplinas curriculares. No entanto, os ocentes e os intérpretes de LGP na maioria das vezes não dispõem de uma língua de restituição equivalente para abordarem os conteúdos das disciplinas. A situação relatada está intimamente ligada à História da LGP. Apenas recentemente a LGP entrou na escola como meio de instrução dos alunos surdos. Todavia, a partir de 2005 com a criação das primeiras licenciaturas na área da LGP, com o alargamento da escolaridade brigatória para 12 anos e o acesso das pessoas surdas a profssões mais qualifcadas, fez com que as pessoas surdas começassem a sentir necessidade de criar léxico de especialidade para os conteúdos com que começavam a ter contato. Esta nova realidade tem dado origem à criação de um grande número de neologismos de especialidade embora de forma desregulada fruto da ausência de uma planifcação linguística para a LGP. Por outro lado a escassez de recursos lexicográfcos consensuais e atualizados para a língua não contribui para a solução desta questão. A investigação que desenvolvemos tem como objetivo geral contribuir para a caracterização da emergência do léxico de especialidade em LGP. Efetuámos um estudo a nível nacional em que utilizámos como instrumento de recolha de dados uma entrevista estruturada aplicada a três grupos-alvo tomando como área de estudo a disciplina de História no sentido de verifcar a existência de equivalentes em LGP para os seus conceitos-chave. Pretendemos ainda verifcar através da aplicação da entrevista estruturada a existência de necessidade de criação de neologismos de especialidade, quais recursos utilizados na criação desses neologismos, quem está habilitado a criar neologismos e a forma como são padronizados e disseminados. Os resultados da aplicação da entrevista levaram-nos a propor a construção de um dicionário terminológico bilingue-bidirecional online que tem como grande objetivo o registo, a partilha, a disseminação e a padronização dos neologismos de especialidade. 

Downloads

Publicado

15-07-2017

Como Citar

CARVALHO, P. V. A EMERGÊNCIA DO LÉXICO DE ESPECIALIDADE NA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA: PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO BILINGUE-BIDIRECIONAL ONLINE. Ideação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 12–42, 2017. DOI: 10.48075/ri.v18i1.17226. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/17226. Acesso em: 20 abr. 2024.