INTERAÇÃO VERBAL E DIALOGISMO COMO MATRIZ PEDAGÓGICA DO ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v18i2.19402Palavras-chave:
Interação verbal, Dialogismo. Alfabetização, Produção de texto.Resumo
Este artigo apresenta análise de resultados de pesquisa sobre como os conceitos de interação verbal e dialogismo podem contribuir à produção escrita da criança. Com base em estudos que destacam o caráter constitutivo da linguagem, a partir da perspectiva dialógica de Bakhthin e histórico-cultural de Vigotski, analisam-se as interações em duas aulas de produção de texto escrito, uma encaminhada a partir da visualização de uma figura sugestiva e outra planejada com a definição de gênero discursivo, conteúdo temático e leitor. O processo foi registrado, com foco nos encaminhamentos feitos pela professora e naforma como se deu a interação entre os sujeitos (aluno-aluno, aluno-professora e aluno-produção), na aula. A orientação dialógica foi instituída pela definição do gênero e do leitor, pela interação com outros enunciados sobre o conteúdo temático, a construção composicional e possibilidades estilísticas e pela interação entre os sujeitos participantes do ato educativo. Os resultados apontam que, no início da escolarização (alfabetização),
a explicitação da orientação dialógica na organização do ensino da escrita é fator diretamente relacionado às elaborações discursivas dispostas nas produções escritas das crianças, e que a interação verbal e o dialogismo constituem uma essencial matriz pedagógica ao ensino da produção de texto.
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