INTERAÇÃO VERBAL E DIALOGISMO COMO MATRIZ PEDAGÓGICA DO ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Benedita Almeida UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, PR.
  • Larissa Riboli Rede Municipal de Campo Erê - SC.

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v18i2.19402
Agências de fomento

Palavras-chave:

Interação verbal, Dialogismo. Alfabetização, Produção de texto.

Resumo

Este artigo apresenta análise de resultados de pesquisa sobre como os conceitos de interação verbal e dialogismo podem contribuir à produção escrita da criança. Com base em estudos que destacam o caráter constitutivo da linguagem, a partir da perspectiva dialógica de Bakhthin e histórico-cultural de Vigotski, analisam-se as interações em duas aulas de produção de texto escrito, uma encaminhada a partir da visualização de uma figura sugestiva e outra planejada com a definição de gênero discursivo, conteúdo temático e leitor. O processo foi registrado, com foco nos encaminhamentos feitos pela professora e na
forma como se deu a interação entre os sujeitos (aluno-aluno, aluno-professora e aluno-produção), na aula. A orientação dialógica foi instituída pela definição do gênero e do leitor, pela interação com outros enunciados sobre o conteúdo temático, a construção composicional e possibilidades estilísticas e pela interação entre os sujeitos participantes do ato educativo. Os resultados apontam que, no início da escolarização (alfabetização),
a explicitação da orientação dialógica na organização do ensino da escrita é fator diretamente relacionado às elaborações discursivas dispostas nas produções escritas das crianças, e que a interação verbal e o dialogismo constituem uma essencial matriz pedagógica ao ensino da produção de texto.

Biografia do Autor

Benedita Almeida, UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, PR.

Doutora em Educação. Professora Associada da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, PR. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação. Grupo de Pesquisa RETLEE.

Larissa Riboli, Rede Municipal de Campo Erê - SC.

Pedagoga pela UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, PR. Professora da rede municipal pública de Campo Erê, SC. Pedagoga larissa_riboli23@hotmail.com

Downloads

Publicado

13-12-2018

Como Citar

ALMEIDA, B.; RIBOLI, L. INTERAÇÃO VERBAL E DIALOGISMO COMO MATRIZ PEDAGÓGICA DO ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO. Ideação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 13–32, 2018. DOI: 10.48075/ri.v18i2.19402. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/19402. Acesso em: 18 abr. 2024.