DIRETIVIDADE NO ENSINO E ZONA DO DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: A FUNÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DA TEORIA DE VIGOTSKI

Autores

  • Rogerio Rech Pontíficia Universidade Católica -PR

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v18i2.19405
Agências de fomento

Palavras-chave:

Diretividade no ensino, Zona de desenvolvimento proximal, Vigotski.

Resumo

Vigotski foi testemunha ocular da Revolução Russa de 1917, que alçou ao poder a sociedade socialista, e, sobre esta sociedade, tributária do marxismo, erigiu sua teoria, guia e expressão de uma prática social. Estamos dispostos, no presente artigo, a fazer uma apologia a Vigotski. Na metodologia, analisamos de forma crítica seus escritos e buscamos “reinventar” o autor, tecendo comentários sobre sua teoria, desde a circulação até a  apropriação. No campo teórico, o colocamos entre os marxistas, para diferenciá-lo de Piaget, que é Kantiano. Nosso objetivo é mostrar que, apesar da tradição escolar brasileira ser de gênese piagetiana, houve adesão dos educadores brasileiros aos escritos de Vigotski. Entre os motivos da adesão, elencamos a relação da base materialista de sua teoria com a democratização do país, nos anos 1980; a nova dinâmica que deu aos conceitos de aprendizagem e desenvolvimento; apresentação dos conceitos de zona de desenvolvimento
proximal, de filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese; as relações entre origens das formas superiores do comportamento humano consciente com a cultura; e a orientação de seu método para solucionar problemas educacionais. Destacamos o “conforto teórico” aos educadores brasileiros, em especial, pela compreensão da necessidade de diretividade no ensino e a fundamentação da Pedagogia Histórico-Crítica, teoria progressista entre as mais aceitas em educação no Brasil.

Biografia do Autor

Rogerio Rech, Pontíficia Universidade Católica -PR

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – BR. Aluno do Programa de Mestrado em Educação da Unioeste em Francisco Beltrão – PR.

Downloads

Publicado

13-12-2018

Como Citar

RECH, R. DIRETIVIDADE NO ENSINO E ZONA DO DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: A FUNÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DA TEORIA DE VIGOTSKI. Ideação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 70–86, 2018. DOI: 10.48075/ri.v18i2.19405. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/19405. Acesso em: 25 abr. 2024.