A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA ALFABETIZAÇÃO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS PROMOTORES DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO

Autores

  • Marineiva Moro Campos Oliveira UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v18i2.19408
Agências de fomento

Palavras-chave:

Conceitos científicos, Ensino intencional, Ensino na alfabetização.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre a organização do ensino na alfabetização e suas aproximações e/ou distanciamentos para a aprendizagem de conceitos científicos promotores do desenvolvimento psíquico. A metodologia toma como referência a revisão bibliográfica sobre a temática, a observação e a análise de uma atividade de alfabetização realizada na primeira série do ensino fundamental. A partir dessa metodologia, procuram-se identificar as ações que estruturam a organização do ensino para a apropriação conceitual, feita pela professora, ao realizar uma atividade de alfabetização. A análise relativa à organização do ensino e à materialização da atividade de alfabetização fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural da linguagem, com base nos apontamentos de Vigotski, que compreende a relação de ensino e aprendizagem como processo cultural e historicamente mediado pela atividade humana. A opção teórica possibilitou uma reflexão crítica sobre a organização do ensino de alfabetização e suas relações com a aprendizagem conceitual. Os resultados apontam que o ensino na alfabetização estruturado por materiais que orientam as práticas dos professores numa perspectiva construtivista se distancia de um ensino intencional com potencial de aprendizagens de conceitos científicos que possibilitam a superação da visão particular do conceito pela capacidade de generalização do pensamento.

Biografia do Autor

Marineiva Moro Campos Oliveira, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão.

Downloads

Publicado

13-12-2018

Como Citar

OLIVEIRA, M. M. C. A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA ALFABETIZAÇÃO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS PROMOTORES DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO. Ideação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 111–125, 2018. DOI: 10.48075/ri.v18i2.19408. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/19408. Acesso em: 25 abr. 2024.