ABORDAGENS METODOLÓGICAS VIGENTES PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Rodrigo Juliano Grignet
  • Laís Mara Caetano da Silva
  • Adriana Zilly
  • Reinaldo Antonio Silva Sobrinho

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v19i1.20817
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação Permanente. Educação em Saúde. Revisão.

Resumo

A pesquisa explorou a produção científica existente no período
de 2005 a 2016, com o intuito de analisar como a educação em
saúde é ofertada aos profissionais da área em diversos países
e quais são as metodologias de ensino-aprendizagem mais
recorrentemente utilizadas. Para o estudo, utilizou-se dos mecanismos
de seleção das sete etapas da revisão integrativa de
literatura, executada na plataforma Web of Science. Dos 348
artigos selecionados, 46 enquadravam-se ao objetivo proposto
após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão. Os achados
evidenciaram que os aspectos qualitativos da educação permanente
são preocupação recorrente das pesquisas selecionadas.
Tratando do que é produzido como metodologia para
o ensino-aprendizagem dos profissionais e estudantes desta
grande área, compreende-se que a tendência, baseada nesta
amostra, é a disseminação progressiva de ações promotoras
da educação permanente, permitindo uma profunda interação
entre ensino e serviço.

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Publicado

18-10-2018

Como Citar

GRIGNET, R. J.; CAETANO DA SILVA, L. M.; ZILLY, A.; SILVA SOBRINHO, R. A. ABORDAGENS METODOLÓGICAS VIGENTES PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA. Ideação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 20–42, 2018. DOI: 10.48075/ri.v19i1.20817. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/20817. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos