ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA

Autores

  • Ivete Carmem Daga
  • Renata Camacho Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v19i1.20824
Agências de fomento

Palavras-chave:

Matemática. Matemática Financeira. Contexto. Ensino.

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa que teve origem no trabalho
realizado no Programa de Desenvolvimento Educacional –
PDE que acontece no Estado do Paraná, numa parceria entre
a Secretaria de Estado da Educação – SEED e a Secretaria da
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI. A Matemática é
uma disciplina obrigatória em todos os currículos de Ensino
Fundamental e Médio. No entanto, o ensino demonstra que nem
sempre os conteúdos ministrados são assimilados pelos alunos,
fato que desperta interesse em pesquisadores e estudiosos do
assunto no intuito de desenvolver metodologias de ensino
que melhor se ajustem a realidade do aluno. Nesse sentido, o
objetivo central do trabalho é pesquisar metodologias fundamentadas
na contextualização do ensino, tendo como ponto
de partida a experiência dos estudantes e o contexto em que
estão inseridos. Como principais resultados obtivemos o despertar
da importância da Matemática, aplicação dos conceitos e
interação com o meio em que os alunos estão inseridos. Assim,
ao longo da pesquisa pudemos perceber que contextualizar o
ensino da Matemática faz com que a aprendizagem da mesma
torne-se prazerosa, que haja uma passagem do conhecimento
abstrato para um conhecimento concreto, relacionando o dia a dia e a vivência do aluno.

 

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Publicado

18-10-2018

Como Citar

DAGA, I. C.; CAMACHO BEZERRA, R. ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA. Ideação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 113–128, 2018. DOI: 10.48075/ri.v19i1.20824. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/20824. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos