DO QUE PRECISAMOS, TODOS PRECISAM: O PROCESSO SAÚDE DOENÇA E AS VULNERABILIDADES NOS TERRITÓRIOS NA ADOLESCÊNCIA.

Autores

  • Ana Flávia Campeiz
  • Marta Angélica Iossi Silva
  • Maria das Graças Carvalho Ferriani
  • Ailton de Souza Aragao

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v19i2.21232
Agências de fomento

Palavras-chave:

Adolescência. Política de saúde. Vulnerabilidade em saúde.

Resumo

O adolescer como processo histórico tornou-se foco de políticas públicas, das quais destaca-se o fortalecimento dos vínculos entre os jovens e os territórios, entre elas o ProJovem Adolescente. Objetivou-se nesse estudo apreender a compreensão dos sujeitos acerca do processo saúde-doença e as vulnerabilidades nos territórios. Os territórios são espaços comunitários que expressam diferentes configurações, constituindo espaços de vida, de relações, construções e desconstruções de vínculos e que revelam significados atribuídos pelos
diferentes sujeitos. O grupo de participantes foi composto por 51 adolescentes de cinco coletivos ProJovem. Para tanto, foram aplicados questionários e operacionalizados Grupos de Discussão. Os dados dos questionários foram tabulados e os depoimentos foram analisados por meio da análise de conteúdo temática. Vislumbrou-se que a desigualdade social oriunda das contradições da relação capital-trabalho, vividas pelos adolescentes, possui impacto no processo saúde-doença e podem influir tanto na apreensão/reprodução reduzida da saúde, quanto na apropriação do direito à saúde no território sob a forma de redes de proteção formal.

Downloads

Publicado

17-12-2018

Como Citar

CAMPEIZ, A. F.; IOSSI SILVA, M. A.; CARVALHO FERRIANI, M. das G.; DE SOUZA ARAGAO, A. DO QUE PRECISAMOS, TODOS PRECISAM: O PROCESSO SAÚDE DOENÇA E AS VULNERABILIDADES NOS TERRITÓRIOS NA ADOLESCÊNCIA. Ideação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 126–146, 2018. DOI: 10.48075/ri.v19i2.21232. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/21232. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos