QUEM É SHAKESPEARE? SEUS TRÊS PILARES FORMATIVOS COMO PRINCIPAIS CONTRIBUTOS À SUA GENIALIDADE

Autores

  • Junior Cunha
  • José Dias

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v20i2.23567
Agências de fomento

Palavras-chave:

Shakespeare, Formação, Família, Grammar School, Homilias Dominicais.

Resumo

Passados 400 anos da morte de Shakespeare, ainda temos muitas lacunas a preencher sobre o mais importante autor do período elisabetano. Suas obras sempre se revelam como mananciais e as leituras e interpretações que podemos fazer a partir delas são inesgotáveis. Surge então a questão: quem é o autor por trás de toda essa riqueza? No presente artigo, abordamos os três pilares formativos do jovem William: sua família, sua educação na Grammar School e o teor político contido nas homilias dominicais de seu tempo. Posteriormente, relacionamos esses pilares com quatro de suas peças, as grandes tragédias: Hamlet, Macbeth, Otelo e Rei Lear. O tema proposto será abordado a partir de obras da maior especialista brasileira em Shakespeare, a professora e crítica de teatro, Bárbara Heliodora; um dos mais expressivos professores de Yale e atualmente um dos grandes especialistas em Shakespeare, Harold Bloom; e ainda, o professor e tradutor, Pedro Süssekind. Como resultado, apresentaremos que, mesmo sendo dotado de uma grande genialidade e sua curiosidade não tenha limites, muito do sucesso do bardo é devido a sua época e as influências que recebeu.

Biografia do Autor

Junior Cunha

Graduando do curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Desenvolve pesquisa nas áreas de Teatro e Filosofia com enfoque em William Shakespeare. É autor de Educação e Direitos Humanos e A filosofia de Nietzsche: noções introdutórias. Para mais, escreve e pública, sobretudo, nos campos da Filosofia Política e da Ética. É bolsista do projeto de extensão Oficinas Pedagógicas Inclusivas em Educação Especial e subcoordenador do projeto de extensão Produção de Artigos Científicos. Integra o Centro Acadêmico de Filosofia, gestão Existir e Resistir, e o Diretório Central dos Estudantes da Unioeste, gestão Universidade em Movimento. Atuou como subcoordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais Contemporâneas. Estagiou na Biblioteca Universitária da Unioeste, Campus Toledo. Atuou como bolsista no projeto de extensão Teatro em Ação e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

José Dias

[1] Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - RS (1996) e Bacharel em Teologia pela Unicesumar (2014); Especialista em Docência no Ensino Superior pela Unicesumar (2015); Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (1992); Mestre em Filosofia pela mesma Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2006); Doutor em Direito Canônico também pela Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2005); Doutor em Filosofia também pela Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2008). Atualmente é professor Adjunto da UNIOESTE, no Campus de Toledo-PR, onde é Coordenador do curso de Licenciatura em Filosofia; pesquisador do Grupo de Pesquisa ÉTICA E POLÍTICA, da UNIOESTE, CCHS, Campus de Toledo-PR; parecerista de revistas filosóficas e jurídicas.

Downloads

Publicado

12-11-2019

Como Citar

CUNHA, J.; DIAS, J. QUEM É SHAKESPEARE? SEUS TRÊS PILARES FORMATIVOS COMO PRINCIPAIS CONTRIBUTOS À SUA GENIALIDADE. Ideação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 139–149, 2019. DOI: 10.48075/ri.v20i2.23567. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/23567. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos