COMO O CELULAR INTERFERE NO TEMPO DE ESTUDO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS?

Autores

  • Adair José dos Santos Rocha Escola Superior Dom Helder Câmara
  • Cláudia Madrona Moreira Haas Escola Superior Dom Helder Câmara

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v21i1.24126
Agências de fomento

Palavras-chave:

Celular, Tempo de estudo pessoal, Gestão do tempo.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a interferência do uso diário do celular sobre o tempo de estudo dos estudantes de Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara do 1º semestre de 2019, tendo como referencial teórico os conceitos de interferência de Addam Gazzeley e Larry Rosen e os conceitos da Tríade do Tempo de Christian Barbosa. A metodologia do estudo foi o levantamento, utilizando na coleta dos dados a técnica do Questionário. O recorte qualiquantitativo se deteve sobre o uso do tempo dos estudantes em duas atividades: mexendo no celular e estudo pessoal. A coleta realizou-se durante as aulas de Metodologia dos Estudos Gestão do Tempo da disciplina Proficiência Acadêmica no primeiro semestre de 2019. A amostragem teve 133 estudantes do 1º Período. Sendo 75 mulheres e 58 homens de 2 turmas do período da manhã e 2 turmas do período da noite. Totalizando 84 do período matutino e 49 no período noturno. A idade média dos participantes é 19,4 anos. Os resultados mostram um maior gasto de tempo mexendo no celular; demonstram também menor dedicação de tempo de estudo pessoal em comparação com o tempo mexendo no celular; eles evidenciam que a maioria dos estudantes, noturno e diurno, gasta mais tempo mexendo no celular do que estudando; que os alunos que dedicavam mais tempo ao estudo pessoal gastavam até 2h30min mexendo no celular.

Biografia do Autor

Adair José dos Santos Rocha, Escola Superior Dom Helder Câmara

Professor da Proficiência Acadêmica, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Graduado em Pedagogia Orientação Educacional pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM).

Cláudia Madrona Moreira Haas, Escola Superior Dom Helder Câmara

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Psicóloga na ESDHC

Downloads

Publicado

21-03-2020

Como Citar

DOS SANTOS ROCHA, A. J.; MOREIRA HAAS, C. M. COMO O CELULAR INTERFERE NO TEMPO DE ESTUDO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS?. Ideação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 54–69, 2020. DOI: 10.48075/ri.v21i1.24126. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/24126. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos