PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA NO/DO CAMPO: DETERMINANTES EXTERNOS EM FOCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v21i2.24456
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Escola Pública, Projeto Político-Pedagógico, Letramento.

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa sobre a prática pedagógica em escolas públicas localizadas no campo. O objetivo é indicar determinantes externos da prática pedagógica, tais como os projetos que são inseridos nas escolas mediante parceria entre poder público e empresas, sistemas de avaliação da aprendizagem, a condição de letramento e de trabalho dos professores e, o projeto político-pedagógico. Os procedimentos metodológicos de coleta de dados foram: análise documental, observação e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram professores de escolas rurais, na Região Metropolitana de Curitiba. Foram selecionados 14 municípios para a coleta de dados, em 70 escolas. A coleta de dados ocorreu durante quatro seminários intermunicipais de Educação do Campo, realizados nos municípios de Tijucas do Sul, Lapa, Campo Magro e Almirante Tamandaré. Foi possível constatar que há um movimento de mudança da prática pedagógica em função de referenciais da concepção da Educação do Campo, em particular o que diz respeito ao vínculo escola-comunidade, seguido da constituição da identidade da escola e do trabalho com os conteúdos escolares em relação com a experiência das crianças com a agricultura e o trabalho no campo. Embora haja o movimento de mudança na escola, o que predomina na política educacional ainda é a lógica da Educação Rural, manifesta em políticas de fechamento de escolas e de experiências centralizadoras de gestão escolar.

Biografia do Autor

Adriana Almeida Veiga, Professora da Rede Municipal da Lapa.

Formada em Pedagogia, Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Educação e Diversidade, Formação de Tutores. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2019 – 2023). Professora da Rede Municipal da Lapa.

Maria Antônia de Souza, Universidade Tuiuti do Paraná; Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada e Bacharel em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente. Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP. Bacharel em Direito pela UTP. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Pedagogia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Tuiuti do Paraná. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, 1 B.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

09-04-2020

Como Citar

VEIGA, A. A.; DE SOUZA, M. A. PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA NO/DO CAMPO: DETERMINANTES EXTERNOS EM FOCO. Ideação, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 66–86, 2020. DOI: 10.48075/ri.v21i2.24456. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/24456. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos