PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA AS CLASSES MULTISSERIADAS DO CAMPO: DISPUTAS ENTRE PROJETOS EDUCATIVOS PARA OS TRABALHADORES

Autores

  • Anderson dos Anjos Pereira Pena Instituto Federal de Goiás - IFG
  • Clarice Zientarski Universidade Federal do Ceará
  • Sabrina de Bragança Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v21i2.24488
Agências de fomento

Palavras-chave:

Classes multisseriadas, educação do campo, teoria histórico-crítica

Resumo

Este trabalho pretende promover discussões acerca das principais propostas pedagógicas postas para as classes multisseriadas do campo, sugerindo a necessidade de superação daquelas que não atendem aos interesses concretos de vida e trabalho dos povos do campo, no sentido de contribuir para a transformação social. Neste intuito, apresenta como sugestão a aproximação da teoria histórico-crítica com o trabalho pedagógico das classes multisseriadas da educação do campo, como uma proposta concreta e revolucionária.

Biografia do Autor

Anderson dos Anjos Pereira Pena, Instituto Federal de Goiás - IFG

Doutorando em Educação, pela Universidade Federal do Ceará – UFC e professor efetivo do Instituto Federal de Goiás – IFG, Câmpus Formosa.

Clarice Zientarski, Universidade Federal do Ceará

Professora permanente do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Ceará – UFC, na linha Trabalho e Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Sabrina de Bragança, Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda em Educação, pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, e professora efetiva da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Câmpus Bacabal.

Downloads

Publicado

09-04-2020

Como Citar

PENA, A. dos A. P.; ZIENTARSKI, C.; BRAGANÇA, S. de. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA AS CLASSES MULTISSERIADAS DO CAMPO: DISPUTAS ENTRE PROJETOS EDUCATIVOS PARA OS TRABALHADORES. Ideação, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 87–111, 2020. DOI: 10.48075/ri.v21i2.24488. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/24488. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos