ECOS DO PENSAMENTO SAUSSURIANO NA PROPOSTA DE UMA TEORIA PARA O FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v22i2.25183
Agências de fomento

Palavras-chave:

Linguística, Funcionamento da Linguagem, Saussure, Jakobson.

Resumo

Este trabalho consiste numa tentativa de colocar em relevo a importância do ensino saussuriano para as reflexões teóricas de Roman Jakobson acerca de uma teoria que pudesse explicar o funcionamento geral da linguagem. É importante dizer que não é nossa intenção retomar todo o pensamento de Saussure e tampouco o de Jakobson, mas destacar o caminho feito por esse último para fundar uma proposta de investigação do funcionamento da linguagem a partir da observação de dois mecanismos de elaboração do discurso: combinação e seleção. Apresentamos alguns pontos propostos por Saussure a respeito da Linguística Diacrônica e da Linguística Sincrônica e a crítica de Jakobson a essa secessão, no Curso de Linguística Geral. Dessas duas linguísticas focalizamos, especialmente, a última, visto ter sido o estudo sincrônico da língua que permitiu a proposição das relações sintagmáticas e associativas e auxiliou o estudo de Jakobson sobre as afasias. Assim, o ensaio presente focaliza a relevância da reflexão jakobsoniana sobre a linguagem de um ponto de vista funcional e seus processos estruturadores, com vista ao reconhecimento dos polos metafórico e metonímico como eixos que permitem explicar a linguagem em movimento, no processo de dissolução ou constituição.

Biografia do Autor

Magda Wacemberg Pereira Lima Carvalho, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Doutora e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Graduada em LETRAS pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST), professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da rede pública de Pernambuco.

Downloads

Publicado

07-12-2020

Como Citar

PEREIRA LIMA CARVALHO, M. W. ECOS DO PENSAMENTO SAUSSURIANO NA PROPOSTA DE UMA TEORIA PARA O FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM. Ideação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 247–254, 2020. DOI: 10.48075/ri.v22i2.25183. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/25183. Acesso em: 19 abr. 2024.