PEDAGOGIA FREIRIANA E PEDAGOGIAS FEMINISTAS: (DES)ENCONTROS E DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v23i1.26306
Agências de fomento
Este trabalho é apoiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Factores de Competitividade (COMPETE) do Portugal 2020 e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do projeto UIDB/00167/2020.

Palavras-chave:

Pedagogia freiriana, Pedagogias feministas, Tradições emancipatórias da voz

Resumo

Este artigo propõe cruzamentos e diálogos entre a pedagogia freiriana e as pedagogias feministas, como tradições teóricas e metodológicas emancipatórias da voz. A discussão assenta na proposta filosófica política de educação de Freire e de teóricas feministas como bell hooks e Iris Young, Marijke de Koning, e mesmo Kathleen Weiler, com maior ou menor proximidade à ideação freiriana. Começo por auscultar possibilidades de diálogo entre estas tradições. Passo a situar a educação libertadora como política localizada que vai além do tempo e do lugar para, no ponto seguinte, provocar o encontro entre a ideação freiriana e feminista. Por último, discutem-se princípios das pedagogias feministas como corporização e enraizamento do movimento feminista, que permitem identificar pegadas de Freire.

Biografia do Autor

Eunice Macedo, Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Centro de Investigação e Intervenção Educativas

Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Investigadora do CIIE- Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Vice-Presidente da direção do Instituto Paulo Freire de Portugal.

Downloads

Publicado

01-01-2021

Como Citar

MACEDO, E. PEDAGOGIA FREIRIANA E PEDAGOGIAS FEMINISTAS: (DES)ENCONTROS E DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS?. Ideação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 202 –, 2021. DOI: 10.48075/ri.v23i1.26306. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26306. Acesso em: 28 mar. 2024.