DA IMPREVISIBILIDADE À ESPERANÇA: DIÁLOGOS COM BOAVENTURA E FREIRE EM TEMPOS PANDÊMICOS

Autores

  • Egeslaine de Nez
  • Richéle Timm dos Passos da Silva
  • Odorico Ferreira Cardoso Neto

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.26519
Agências de fomento
Não houve.

Palavras-chave:

Diálogo, Freire, Boaventura, pedagogia da esperança, pedagogia do vírus.

Resumo

No ano de comemoração do centenário de Paulo Freire, esse artigo pretende aprofundar algumas reflexões do seu legado e a possibilidade de uma atitude comunicativa com os escritos de Boaventura Sousa Santos. O diálogo proposto entre esses autores indica que a reflexão é um processo de conquista, de construção, de criação, que depende da consciência de todos e requer para tanto a abertura a outras racionalidades. Algumas das interpelações deste ensaio teórico sinalizam a potencialização dos sujeitos, com vistas a emancipação social, a partir da pedagogia do conflito, do diálogo e da problematização, perpassando, dessa forma, nosso objetivo textual. Inquieta pensar como as ideias desses autores auxiliam na construção da cidadania, a fim de contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A relevância deste texto assenta-se na contribuição ao campo educacional que almeja ser uma forma de intervenção no mundo consciente e dialógico.Finalmente, insistimos na importância do aspecto comunicativo dialógico, crítico e participativo que permeia todo o texto, pois, essa é a solicitação urgente a todos que almejam, esperançosos, por uma sociedade aberta as pluralidades numa hospitalidade convivial.

 

Biografia do Autor

Egeslaine de Nez

Pós-doutora pela PUCRS. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Pedagoga e Especialista em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA). Líder do Grupo de Estudos sobre Universidade GEU/UNEMAT/UFMT.  

Downloads

Publicado

24-06-2021

Como Citar

NEZ, E. de; DA SILVA, R. T. dos P.; NETO, O. F. C. DA IMPREVISIBILIDADE À ESPERANÇA: DIÁLOGOS COM BOAVENTURA E FREIRE EM TEMPOS PANDÊMICOS. Ideação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 217–235, 2021. DOI: 10.48075/ri.v24i2.26519. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26519. Acesso em: 28 mar. 2024.