EDUCAÇÃO PERMANENTE E O CÍRCULO DE CULTURA FREIREANO: DIÁLOGOS COM IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.26624Palavras-chave:
Educação Permanente, Círculo de Cultura, Idosos.Resumo
O objetivo desse estudo foi caracterizar o perfil dos idosos participantes da oficina -Diálogos com quem gosta de ler e escrever- e analisar suas produções escritas para averiguar os significados e sentimentos atribuídos à prática educativa, inspirada no Círculo de Cultura Freireano. Tratou-se de um estudo de abordagem quanti-qualitativa com 66 idosos, escolarizados, saudáveis, que frequentaram a Universidade Aberta à Terceira Idade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Os dados quantitativos foram descritos por meio da estatística inferencial e os qualitativos foram tratados por meio da análise de conteúdo proposto por Bardin. Os resultados revelaram que a oficina trouxe mudanças positivas, possibilitando novos sentidos e sentimentos de bem-estar nos idosos.
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