PAULO FREIRE CENTENÁRIO COM UMA OBRA CINQUENTENÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v23i1.26699
Agências de fomento

Palavras-chave:

Edição, Exílio, Manuscrito, Oprimido, Pedagogia.

Resumo

Este artigo lembra que a melhor maneira de homenagear um pensador é demonstrando a atualidade de sua obra. Pedagogia do oprimido, a obra mais conhecida de Paulo Freire, completou 50 anos de sua primeira edição em 2020. No centenário de nascimento de Paulo Freire, em 19 de setembro de 2021, ela completa 51 anos e continua liderando, de todas as obras de pensadores brasileiros sua disseminação pelo mundo, em centenas de traduções e edições e em milhões de exemplares vendidos, numa demonstração de sua importância no século XXI.  O artigo reconstitui, historicamente, a elaboração dos originais e a trajetória das edições, com destaque para as primeiras, mormente para a realizada no Brasil, por causa de sua proibição imposta pela ditadura militar que se instalara no país em abril de 1964 e que banira Paulo Freire, bem como seu pensamento como “subversivo” da ordem autocrática imposta. Hoje, a onda neoconservadora que percorre parte da sociedade brasileira tenta, sem sucesso, exilá-lo de novo, mesmo que postumamente, bem como banir seu pensamento.

Biografia do Autor

José Eustáquio Romão, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação. Diretor e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-Uninove). 

Natatcha Priscilla Romão, Universidade Nove de Julho

Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, MG; Mestre em Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG e Doutora, pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Nove de Julho de São Paulo

Downloads

Publicado

01-01-2021

Como Citar

ROMÃO, J. E.; ROMÃO, N. P. PAULO FREIRE CENTENÁRIO COM UMA OBRA CINQUENTENÁRIA. Ideação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 38 –, 2021. DOI: 10.48075/ri.v23i1.26699. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26699. Acesso em: 19 abr. 2024.