O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NO ENSINO INICIALDEMATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕESDO ÁBACO E DO MATERIAL DOURADO

Autores

  • Tamara Cardoso André

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v11i1.4941

Palavras-chave:

Sistema de numeração decimal, aprendizagem inicial da matemática, ábaco, material dourado.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo debater a importância do  ábaco e do material dourado para o ensino inicial do sistema de numeração decimal. Através de um conjunto de reflexões e  pesquisa teórica no campo do construtivismo, apresenta  argumentos que mostram como o ábaco e o material dourado  ajudam o aluno a construir o significado do sistema de numeração  decimal. Defende que estes materiais apresentam os  mesmos princípios e regras do sistema de numeração decimal: propriedades de adição e multiplicação, uso de dez algarismos para representar toda e  qualquer quantidade, uso do algarismo 0 para indicar ausência de  quantidade em uma determinada ordem e trocas feitas a cada  agrupamento de dez. Além disso, também são apresentadas, aos  professores, recomendações para o uso correto do ábaco e do material dourado.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

ANDRÉ, T. C. O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NO ENSINO INICIALDEMATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕESDO ÁBACO E DO MATERIAL DOURADO. Ideação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 99–110, 2000. DOI: 10.48075/ri.v11i1.4941. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4941. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos