A SOCIOLINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA- UMA PROPOSTA PARA UM ENSINO APRENDIZAGEM LIVRE DE PRECONCEITOS

Autores

  • Maridelma Laperuta Martins

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v11i1.4942

Palavras-chave:

preconceito linguístico, gramática, ensino.

Resumo

Este ensaio expõe os passos de uma iniciante pesquisa cujo objetivo  é desmistificar crenças e atitudes preconceituosas sobre a linguagem, por meio de um trabalho com professores e alunos, a partir de pressupostos teóricos da Teoria Sociolinguística (variação e mudança, homogeneidade e heterogeneidade linguísticas, normas, estigma e  prestígio, etc.). Essa pesquisa tem como hipótese que o preconceito linguístico é, na realidade, social – surge na sociedade – mas é  somente por meio da escola que pode ser realizado um trabalho de conscientização linguística, que possa amenizar discursos e atitudes preconceituosas sobre a linguagem.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

MARTINS, M. L. A SOCIOLINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA- UMA PROPOSTA PARA UM ENSINO APRENDIZAGEM LIVRE DE PRECONCEITOS. Ideação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 111–120, 2000. DOI: 10.48075/ri.v11i1.4942. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4942. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios