REFORMAS EDUCACIONAIS NO ESTADO NOVO E NA DITADURA MILITAR DE 64: DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA OU CONFORMAÇÃO DO CAPITALISMO?

Autores

  • Armando Daros Junior

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v11i1.4943

Palavras-chave:

reforma educacional, políticas públicas, democracia.

Resumo

A partir do pressuposto de que as reformas educacionais não  atenderam às carências mais pungentes da escola pública, mas ao interesse de acumulação capitalista e manutenção da hegemonia das elite locais, este artigo busca analisar as transformações ocorridas na educação brasileira, especificamente no Estado Novo e no Regime  Militar de 64, por tratarem-se de períodos históricos cuja reformas, se  não trouxeram as transformações tão esperadas ao menos  explicitaram a conversão da política educacional brasileira aos  interesses da classe dominante. Conclui-se que as reformas foram tão superficiais que a melhoria das condições da escola pública avançou muito pouco e não atenderam aos interesses da classe mais pobre da população.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

JUNIOR, A. D. REFORMAS EDUCACIONAIS NO ESTADO NOVO E NA DITADURA MILITAR DE 64: DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA OU CONFORMAÇÃO DO CAPITALISMO?. Ideação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 121–132, 2000. DOI: 10.48075/ri.v11i1.4943. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4943. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios