A INCLUSÃO SÓCIO-ECONOMICA E O GRAU DE FORMAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE FOZ DO IGUAÇU

Autores

  • Blasius Silvano Debald
  • Dircinéia Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v11i2.4956

Palavras-chave:

Catador de material reciclável, precarização das relações de trabalho, inclusão social, grau de formação.

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou as condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis e seu grau de formação na cidade de Foz do Iguaçu. O  reaproveitamento de lixo urbano figura como atividade emergente após movimentos ambientalistas e de preservação ambiental. A  catação de materiais recicláveis constitui, para muitos  trabalhadores, única forma de garantir sobrevivência e  possibilidade de inclusão num mercado de trabalho excludente. Essa pesquisa investigou como os catadores percebem suas  relações de trabalho, as condições em que desempenham suas  funções e as práticas do trabalho em cooperativas de reciclagem e se o grau de formação está associado à condição sócioeconômica
em que se encontram. Utilizou-se entrevistas com vinte oito  amílias de catadores, que foram tratadas pela História de Vida. Os dados revelaram relações de trabalho precárias e informais entre catadores e níveis de formação que vão de analfabetismo a concluinte dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DEBALD, B. S.; RODRIGUES, D. A INCLUSÃO SÓCIO-ECONOMICA E O GRAU DE FORMAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE FOZ DO IGUAÇU. Ideação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 103–112, 2000. DOI: 10.48075/ri.v11i2.4956. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4956. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios